emagrecer dieta21

Site e Blog Evangélico

11 Desafios à Espiritualidade Cristã (e as 6 formas de superá-los)

Uma obra que vale a pena ler é o livro do pastor Ricardo Barbosa, “O Caminho do Coração”, publicado, em 2004, pela editora Encontro Publicações, com o subtítulo "Ensaios sobre a trindade e a espiritualidade cristã", e, em 2017, pela Editora Ultimato, e algumas mudanças, inclusive, na chamada de capa, que passou a ser: "O Sentido da Espiritualidade Cristã". A obra lança um desafio aos cristãos: “buscarmos uma espiritualidade que nasce em Deus, se firma nas Sagradas Escrituras e no testemunho de alguns pais da igreja, e toma forma na vida cotidiana”.

Listamos a seguir alguns dos grandes desafios da espiritualidade (clássica e devocional) para os cristãos do século 21:

  • Vencer a apatia espiritual;
  • Ter integridade e coerência entre nossas convicções e a vida;
  • Aproximar a teologia e a oração;
  • Amar a Deus com a mente e o coração;
  • Manter o foco numa espiritualidade cristã e bíblica;
  • Reconhecer a centralidade da cruz;
  • Trilhar o caminho da obediência ao Senhor;
  • Amar os inimigos e orar por eles;
  • Querer ser o menor e o servo de todos;
  • Aceitar o caminho de Cristo;
  • Viver uma espiritualidade verdadeira.

No livro, Ricardo Barbosa busca apresentar “a natureza da vida cristã a partir das experiências mais comuns e ordinárias da vida, muitas vezes inspirado na sua vivência como pastor”. Consegue se inspirar “no legado deixado pela história da igreja que nos convida a um relacionamento pessoal com Deus, aprendendo com a amizade entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo”.

O autor é presidente do Centro Cristão de Estudos, coordenador do Projeto Emaús e Vocatio, e pastor na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília, DF. Estudou no Regent College, em Vancouver, Canadá, e foi presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana. Outros livros de sua obra são: "Pensamentos Transformados, Emoções Redimidas" e "A Espiritualidade, o Evangelho e a Igreja".

O leitor poderá notar durante a leitura que “a imersão do autor na cultura contemporânea propõe uma espiritualidade vivida em todas as esferas da vida pós-moderna”.

Sobre a maneira como o autor aborda o tema, disse seu amigo e companheiro de jornada, Pr. Valdir Steuernagel, também com extrema riqueza espiritual (leia o que citaremos agora com atenção!):

"Ricardo Barbosa nos alerta para o grande desafio que esse tempo representa para a identidade da igreja.

Vamos, aos poucos, perdendo nossa capacidade de relacionamento verdadeiro, honesto, sincero; nossas alianças se fragilizam sob o peso das ressalvas privatizadoras. Nosso Deus se torna distante e discreto.

Numa palavra, um deus ligth. Baixos teores de religiosidade, é o que nos resta. Como reflexo horizontal, vai-se a proximidade, vai-se o calor, vai-se a afetividade, a emoção, a profundidade. Vai-se a vida interior. Vai-se, com isso, toda a possibilidade de verdadeira comunhão. Como recuperar esse cerne do evangelho? Como recuperar a profundidade de vida contida na capacidade de desenvolver relacionamentos amorosos, profundos, duradouros, estáveis e significantes, com Deus e com os irmãos?

Como evitar que nossa vida se transforme em mais um subproduto sintético e padronizado, da sociedade-supermercado em que nos transformamos? É justamente aí que Ricardo pretende trabalhar. Ele nos propõe, a nós, igreja do terceiro milênio, um mergulho nas profundidades abissais de nossos mais secretos anseios de vida e de Deus. E nos oferece, ao resgatar valores das tradições cristãs mais antigas, caminhos para chegar lá.

A redescoberta da espiritualidade é um dos sinais do nosso tempo. Sinal de protesto, de cansaço e esperança. Protesto contra a própria declaração de "autonomia" do ser humano. Cansaço de um materialismo que tornou a vida com Deus, consigo mesmo e com o outro.

Esta espiritualidade dos nossos dias caminha em várias direções, da pirâmide, ao guru oriental. Cabe a igreja, como encarnação e atalaia do evangelho, apontar para um caminho confiável nessa busca por sentido, e significado na vida. Esse caminho, como veremos neste impressionante livro, intitulado o Caminho do Coração, nos leva em direção a trindade Pai, Filho e Espírito Santo e ao nosso próprio coração.

Bem-Aventurados são os que se colocam no caminho desta espiritualidade da trindade, que acaba sendo a espiritualidade do coração."

Espiritualidade Cristã também é tema constante da obra de Richard J.Foster

Na coletânea "Clássicos Devocionais - 52 leituras dos principais autores sobre renovação espiritual", Editora Vida, Foster e o outro organizador, James Bryan Smith, falam da necessidade de resgate dos termos "clássico" (tão renegado por aqueles que acham que só o que é recente tem validade e relevância) e "devocional" (preconceituosamente tratado por quem acha que é fuga da realidade e hábito relacionado a algum tipo de omissão prática).

As 6 partes do livro e da vida espiritual (antes tem uma parte preparatória) coincidem com as seis principais tradições, cada uma representando uma "dimensão vital da espiritualidade cristã".

  • a vida de oração (tradição contemplativa);
  • a vida íntegra (de santidade);
  • a vida no poder do Espírito (tradição carismática);
  • a vida compassiva (da justiça social);
  • a vida centrada na Palavra (tradição evangelical);
  • a vida sacramental (tradição de mesmo nome).

Cada parte é como se fosse a "obtenção de uma dieta equilibrada de nutrientes espirituais" para uma visão equilibrada da fé e da vida.

Outro livro de Foster que aponta o caminho do crescimento espiritual é "Celebração da Disciplina", também pela Editora Vida. Nele, o autor fala das disciplinas como três movimentos do Espírito Santo, contribuindo para uma vida espiritual equilibrada. "As disciplinas interiores levam os famintos de Deus a uma transformação genuína. As disciplinas exteriores são um reflexo das prioridades do Reino de Deus em seus filhos. As disciplinas comunitárias lembram-nos de que é na comunhão entre os cristãos que nos aproximamos mais de Deus".

Como apresentar Cristo a sua geração?

Saiba Como Evangelizar: "Não podemos apresentar alguém que não conhecemos. Em se tratando do Senhor Jesus Cristo, não o conheceremos sem uma vida marcada pela obediência a sua Palavra”. Em artigo, o pastor Ziel Machado, que também é historiador e líder na América Latina da International Fellowship of Evangelical Students (IFES), entidade que reúne movimentos de evangelização de estudantes em todo o mundo, dá esta e outras dicas sobre evangelismo. Leia a seguir, na íntegra.

Crescimento do número de refugiados é campo missionário nacional

Fazer missão cristã transcultural dentro de seu próprio país. Esta é a oportunidade e também o desafio que os deslocamentos dos povos, fenômeno que aumentou muito nos últimos tempos, principalmente por causa das mudanças forçadas, motivadas por guerra, outras formas de violência e perseguição, colocam à frente da igreja evangélica do país que recebe essas pessoas.

Design gráfico e ministério cristão

A evolução do design gráfico e da capacidade de comunicação visual entre as igrejas e outras organizações evangélicas já se percebe há tempos. Hoje, a preocupação é se tal tendência ao bom e desejado profissionalismo não vai abafar o também necessário sentido de missão de tudo aquilo que é produzido por seguidores de Jesus.

Ou seja, o que é mais importante, forma ou conteúdo? Qual a função da atenção com o visual e a estética na comunicação das boas novas de salvação em Cristo? Veja a opinião de especialista.

O Dia de Preservar o Meio Ambiente: Hoje!

Todos os anos celebra-se o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data serve para reforçar a consciência e relembrar, ao maior número possível de pessoas, que o que fazemos contra a natureza e os ecossistemas afeta diretamente a vida de cada um, tanto no seu dia-a-dia, aqui e agora, quanto às próximas gerações.

Falta de recursos hídricos, desastres ambientais resultantes do efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas, poluição do ar e dos oceanos, e suas consequências, tais como a destruição gradual da natureza e da vida. Para evitar, ou, pelo menos, amenizar, esta realidade e as suas consequências, que são graves problemas, é preciso continuar agindo, não apenas em um só dia do ano, mas todos os dias da nossa vida, começando hoje!

  • Publicado em meio ambiente
  • Atualizada: Terça, 05 Junho 2018 12:45

O ministério com a terceira idade na prática

Como ultrapassar os limites e superar desafios e barreiras do percurso das atividades para idosos nas igrejas? Como aproveitar as oportunidades que existem e vencer as resistências para desenvolver dinâmicas abençoadoras com a terceira idade?

Neste post, o especialista em trabalho com idosos na igreja, pastor Samuel Rodrigues de Souza, dá a sua opinião sobre este ministério cristão. Numa entrevista abençoadora, ele oferece algumas sugestões para quem está começando a obra com pessoas desta faixa etária na igreja.

Outro tema interessante da conversa com o pastor Samuel, relatada neste artigo do portal Soma da Terceira Idade, é a relação dos filhos com seus pais idosos e a "decisão" (quem decide?) sobre colocá-los em asilos ou na sua própria casa. Muito importante o que ele disse. Continue lendo...

Dez sugestões para o trabalho com terceira idade na igreja

O Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) é motivo de divulgação de artigos e reportagens especiais sobre estatísticas, legislação, iniciativas exemplares, desafios e perspectivas do tema. Aproveitar essas ocasiões para fazer um balanço do que é dito e dali tirar lições para o serviço cristão é um de nossos objetivos editoriais. Por isso, relacionamos a seguir o resultado de nossas leituras de matérias do Dia especial do idoso: Dez sugestões para aqueles que atuam em ministérios cristãos de apoio à terceira idade na igreja e na comunidade onde ela está inserida.

Bíblia de estudo: Quais são as melhores para entender a Palavra de Deus hoje?

Hoje em dia existe Bíblia de Estudo de todo tipo, não é mesmo. Mulher, família, liderança, aplicação pessoal, recuperação de vícios e juventude são alguns dos temas trabalhados nas muitas obras disponíveis, tanto da Sociedade Bíblica do Brasil, quanto da Sociedade Bíblica Internacional, Editoras Vida e Mundo Cristão, entre outras. E, a cada ano, novos lançamentos de publicações com destaques e comentários continuam acontecendo.

Neste artigo, analisaremos um pouco destas opções disponibilizadas para o estudioso da Palavra de Deus, buscando descobrir quais as melhores bíblias de estudo atualmente.

Bíblia de estudo Liderança Cristã

Um dos muitos acertos da edição brasileira da Bíblia da Liderança Cristã, com comentários de John C. Maxwell, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), é que, logo de início, no local da dedicatória (com espaço para o nome de quem oferece para quem e a data da entrega), o líder estudioso é desafiado com a apropriada citação do versículo bíblico que se encontra no evangelho de Mateus 5.16: "Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".

Estratégias de incentivo à leitura bíblica: bibliotecas, caixas-estante, atividades e dinâmicas

Muitos líderes cristãos, especialmente os evangélicos, sabem que a qualidade da vida de seus liderados está diretamente relacionada ao seu nível de relacionamento com Deus em oração e leitura da Bíblia.

Dentre suas preocupações, estão como pais podem levar seus filhos a terem o hábito de leitura da Palavra de Deus, como incentivar os jovens e adolescentes a ler a Bíblia, que atividades são mais eficazes para incentivar a leitura

Com crianças e adolescentes, é muito bom usar recursos visuais, dinâmicas e brincadeiras, competições leves e muita abertura para que eles falem do que aprenderam e do que tiveram dúvidas.

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra. E luz para os meus caminhos."

Os jovens e adultos precisam também deste lado lúdico, mas, no conteúdo, exigem mais profundidade e respostas para seus problemas imediatos.

Deve-se começar por aí. O que mais precisam? Como a Bíblia responde a estas suas necessidades específicas.

Mas é importante que tudo seja feito de forma que, no final, eles concluam por sua própria conta que a Bíblia tem as respostas. Ou seja, o líder conduz, mas no final eles acham que conseguiram encontrar por eles próprios, e isto os motiva ainda mais a continuar buscando o "alimento" da Palavra de Deus.

Exemplos

O livro "52 maneiras de incentivar a leitura da Bíblia" tem boas ideias, principalmente para fazer com crianças, e vale dar uma conferida. Veja uma amostra, em pdf,

Em 2010, no mês de dezembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) fez a entrega de uma caixa-estante com exemplares bíblicos para a Associação Cristã Casa da Criança, em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, houve também a capacitação dos agentes de leitura que passariam a cuidar da manutenção, organização e uso do acervo doado. A iniciativa fez parte do programa A Bíblia e a Cultura.

Escolas e outras instituições ligadas à educação oferecem salas de leitura a seus usuários e governos costumam manter e capacitar agentes especializados em incentivar a ler livros em geral. Com eles podemos aprender muitos macetes e táticas para o objetivo específico do maior acesso às Escrituras Sagradas.

Como fazer

  • Uma campanha de incentivo à leitura bíblica precisa ser conduzida com muita seriedade, compromisso, organização e sabedoria.
  • Também é importante considerar a possibilidade de extender as atividades para fora dos templos, indo de casa em casa, realizando integração social e disseminando a ideia de que ler a Bíblia além dos benefícios que traz, também é um prazer e uma alegria. O ato de levar a Bíblia e realizar ações de fomento à leitura para dentro das casas das pessoas pode ter efeitos positivos inimagináveis, pela ação do Espírito Santo de Deus na mente e no coração das pessoas e também pelo sentimento e maior abertura das pessoas que ali residem.
  • Tudo deve estar incluído num programa mais completo e estruturado, com objetivos amplos, gerais e específicos.
  • Deve ser notado pela população dos bairros/comunidades ao redor da igreja, precisa de divulgação que alcance mesmo os lugares remotos onde vivem as pessoas, atendendo famílias com a disponibilização de várias versões e traduções da Bíblia, edições comentadas, livros que ajudem a entender o contexto histórico, geográfico e cultural do texto bíblico, além de Bíblias de Estudo.
  • Os agentes ou professores que atuam na ponta do programa, promovendo a leitura, incentivando a frequência na atividade, deverão ser mediadores, facilitadores de um crescimento que as pessoas vão atingir por seus próprios esforços e disciplina.
  • Um acompanhamento de tudo precisa ser feito através de relatórios semanais elaborados pelos agentes e professores, e enviados aos pastores e coordenadores/supervisores do programa, para serem avaliados, festejados e melhorados em reuniões de todos os líderes e articuladores do projeto de Leitura da Bíblia.
  • O fortalecimento as bibliotecas das igrejas e o convite a pessoas da comunidade para poder usar este recurso é indispensável. Também não se pode esquecer da importância do exemplo. Como alguém que não lê e conhece bem a Bíblia pode incentivar outros à leitura bíblica? Coordenadores devem estar atentos à formação dos agentes articuladores da ponta para que estes também sejam incentivados e treinados a ler com proveito a Palavra de Deus.
  • Compartilhar o aprendizado operacional de uma campanha de incentivo à leitura bíblica pode ter efeitos extraordinários, já que outras igrejas podem repetir o método e muito mais vidas serão abençoadas. Os líderes do projeto podem contribuir para que a ideia se expanda em dimensão nacional e até internacional, com diversas instituições usando as mesmas estratégias e promovendo ações semelhantes para incentiva pessoas à leitura da Palavra do Senhor. Isso pode ser feito através de conversas com outros pastores e líderes, pessoalmente ou nas redes sociais, palestras e vídeos, websites, blogs, grupos e fóruns na internet etc.
  • Todos os envolvidos num trabalho de incentivo da leitura da Bíblia precisam estar conscientes da importância vital do que estão fazendo e do grande papel que estão a desempenhar, com muitos benefícios para a vida de indivíduos, das famílias, da própria igreja e para a influência do cristão mais preparado na vizinhança e também na sociedade em geral.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." - Salmos 119:105.

como estudar a biblia hg

Como melhorar suas aulas da classe de escola dominical | EBD

Professor ou professora de escola bíblica dominical, quer saber como melhorar suas aulas? Quer ter mais retorno de seus alunos? É isso que você deseja? Então, veja a seguir algumas dicas para se tornar um mestre melhor e fazer a obra de Deus com resultados ainda mais abençoadores!

  • Publicado em educação
  • Atualizada: Quinta, 17 Mai 2018 22:04

Como o cristão pode planejar, ter metas e usar bem o tempo?

Uma olhada rápida no noticiário vai levar você a concluir que há três ou quatro coisas fundamentais na vida de qualquer pessoa que quer estabelecer metas hoje em dia. Primeiro, dinheiro, uma boa fonte de renda; Segundo, um amor (e as “simpatias” para atingir este alvo se multiplicam nas Anas Marias dos programas populares); terceiro, diversão: uma viagem, algo que dê prazer e ofereça oportunidade de relaxar; E quarto: pra não dizer que não falaram das flores, todo mundo menciona também que quer saúde e paz. Claro!

O conhecimento de Deus para avaliar e planejar a vida

Começando uma nova fase da vida? Avaliando o período que passou para planejar o que vem adiante? O clássico da literatura evangélica “O conhecimento de Deus”, de J.I.Packer, é uma dica oportuna de leitura em ocasiões assim, especialmente quando há uma virada de ano, trimestre, mês ou até de uma semana pra outra... 

O caminho do envelhecimento ativo, além de saudável

Um estudo sobre os desafios do envelhecimento está sendo realizado pela Câmara para breve publicação. A publicação é intitulada “Brasil 2050 - os desafios de uma nação que envelhece” e está sendo lançada em 21 de fevereiro, terça-feira (o evento será às 18h, no Salão Nobre), com informações que também se tornam valiosas para ministros da terceira idade de institutições religiosas, quando devidamente aplicadas e adaptadas à realidade eclesiástica, e deve ser lida com atenção pelos evangélicos.

Dicas de alimentação saudável para cantinas que atendem crianças

Para incentivar as escolas particulares a oferecerem lanches menos calóricos e mais saudáveis aos alunos, o Ministério da Saúde recomenda a leitura do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável. O manual traz orientações às instituições sobre substituição de alimentos fritos por assados, e de industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes.

  • Publicado em saúde
  • Atualizada: Sexta, 04 Mai 2018 09:44

Turismo Religioso: o que é, conceitos, fundamentos

Você costuma viajar por motivos religiosos ou espirituais? Já foi ou gostaria de ir à Terra Santa, por exemplo? Conhece ou quer conhecer os caminhos da Reforma Protestante na Europa? Trabalha ou tem outro tipo de interesse no setor turístico e precisa saber mais sobre turismo religioso? Aqui você tem esclarecimentos sobre o significado deste segmento turístico, o conceito que o define, seus fundamentos.

Até na morte, Billy Graham ensina lições a pastores e líderes

O abençoado e abençoador evangelista Billy Graham foi estar com o Senhor Jesus. Depois de uma vida exemplar e um ministério cristão de muita influência em todo o mundo, ele morreu aos 99 anos, em sua casa na Carolina do Norte, de causas naturais, segundo o porta-voz da família.

Carta aberta sobre o infanticídio indígena

"Estamos juntando forças para pensar e agir sobre um assunto muito importante: o infanticídio praticado em etnias indígenas brasileiras, sem que seja dado à família ou povo condições de diálogo sobre o assunto, na busca por outras soluções para as questões culturais que motivam tais fatos", diz o missionário Ronaldo Lidório. A ONG ATINI (Voz pela Vida) tem se proposto a discutir o infanticídio com o indígena e colaborar para a superação deste tabu social. Os elementos culturais que motivam o ato são dos mais variados em distintas etnias.

Como encontrar um advogado especialista em plano de saúde ou seguro? Uma boa indicação é fundamental!

Orientar com informações, aconselhar quanto a formas de resolver problemas ou recomendar ao "rebanho" um bom advogado, ou escritório de advocacia, especializado em plano de saúde, seguros ou defesa do consumidor, pode ser sim tarefa de um líder cristão que ama o próximo como a si mesmo. Veja algumas entrevistas de advogados escolhidos por jornalistas para repercutir temas de saúde em SP e RJ.

Como atender o chamado de Deus e ser bênção na cidade

Um cristão, ou uma cristã, aqueles comprometidos com a missão de Jesus, exposta na Bíblia, têm um chamado por Deus para abençoar vidas. Você quer ser uma bênção para o próximo que encontra no seu dia-a-dia na grande cidade? Conheça um pouco mais do que a Palavra de Deus ensina sobre missões urbanas.

Assinar este feed RSS

Publicidade

emagrecer de vez 320x50