banner passaporte para a fluência chave do plano para falar ingles

“Manual para os pais” oferece dicas práticas sobre como ajudar os filhos no desempenho escolar

Ciente da responsabilidade dos pais na educação de crianças e adolescentes e da necessidade da escola envolver a família no processo ensino-aprendizagem, o Ministério de Educação da República do Peru lançou um “Manual para os pais” ajudarem os filhos a triunfarem na escola.

O guia lista o que as crianças devem aprender na escola em cada fase - nas áreas de comunicação, matemática e desenvolvimento pessoal e social. Além disso,fornece dicas para melhorar a qualidade da participação de pais e mães no processo educacional.

Leia a seguir algumas sugestões do Manual para enriquecer o relacionamento família-escola em benefício dos filhos.

1- Saiba com os professores o que as crianças e adolescentes vão aprender e quais atividades vão realizar durante cada período escolar.

2- Reserve um espaço confortável para que a criança ou adolescente estude e faça suas tarefas escolares. Que tenha mesa e cadeiras próprias para este fim, que seja um espaço iluminado e ventilado, limpo e bem organizado.

3- Estabeleça uma rotina de horários que inclua o momento de levantar-se e deitar-se, alimentar-se, fazer as tarefas de casa e da escola, ver televisão, usar o computador, brincar com os amigos, e descansar.

4- Separe um momento especial do dia para compartilhar com seus filhos. Responda suas perguntas, mostre interesse ao que ele ou ela diz, faça perguntas que os estimulem a continuar conversando, demonstre desejo de saber sobre o que gostam e do que não gostam, indague sobre quem são seus melhores amigos, busque soluções para os problemas, converse animadamente sobre o que ele ou ela fez na escola naquele dia, oriente sobre o uso adequado da Internet, os programas de TV e os excessos com videogame.

5- Brinque com seus filhos. Procure, através das brincadeiras, aprofundar o que eles estão aprendendo na escola, estimule competições saudáveis do tipo: quem termina primeiro de comer, quem se lembra de mais palavras que começam com “a” ou coisas assim.

Outras dicas e informações sobre como os pais podem ajudar os filhos no processo de aprendizagem estão na íntegra do “Manual para os Pais”. O original está em espanhol.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:56