grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

As melhores "Bíblias de Estudo" para entender a Palavra de Deus hoje

Existe Bíblia de Estudo de todo tipo hoje em dia. Mulher, família, liderança, aplicação pessoal, recuperação de vícios e juventude são apenas exemplos de alguns dos temas trabalhados nas muitas obras editoriais disponíveis... em meio físico ou digital.


Editoras também são muitas: Sociedade Bíblica do Brasil, Sociedade Bíblica Internacional, Editoras Vida e Mundo Cristão, entre outras. Todo ano, novos lançamentos de publicações com novos destaques, complementos e comentários acontecem.

Neste artigo, analisaremos um pouco destas opções disponibilizadas para o estudioso da Palavra de Deus, buscando descobrir quais as melhores bíblias de estudo atualmente.

Uma destas opções disponíveis é a Bíblia "Plenitude", publicação de orientação teológica pentecostal e carismática, desenvolvida por mais de 60 especialistas da área bíblica e que procura relacionar os pontos mais significativos da vida plena do Espírito Santo.

Estas edições especiais da Bíblia possuem recursos como chaves bíblicas, referências, notas e comentários que buscam orientar o leitor através de relações de textos dentro da própria Bíblia, contexto histórico dos livros e questões da atualidade.


Entre as Bíblias de Estudo disponíveis, sempre haverá aquela para comprar que mais se adequa à sua realidade e interesse vocacional.

As melhores Bíblias de Estudo

Bíblia de Estudo Plenitude - Um dos recursos diferenciais é a Dinâmica do Reino, que enfoca 22 temas bíblicos considerados relevantes à edificação da igreja e trazem discussões elucidativas em mais de 350 passagens das Escrituras.

O objetivo central dos temas discutidos é relacionar os pontos mais significativos da vida plena do Espírito Santo relativos a preceitos fundamentais, promessas que dão vida, prioridades no relacionamento e princípios práticos de poder.

Outra ferramenta é a Palavra-Chave, com mais de 550 temas teológicos, estudados a partir dos originais – hebraico, aramaico e grego.

A publicação também disponibiliza o Verdade em Ação, que é um quadro prático que aponta maneiras de aplicar os ensinamentos bíblicos ao dia-a-dia. Também possui mais de 10 mil notas de estudo e concordância com 3,2 mil verbetes, além de mais de 20,5 mil passagens bíblicas referenciadas. A Plenitude possui duas edições: a mais nova, na versão Revista e Corrigida, com letras vermelhas e recursos adicionais; e a primeira edição, na versão Revista e Atualizada.

Bíblia da Mulher – Cerca de 80 mulheres de diferentes realidades étnicas, denominacionais, educacionais e ocupacionais elaboraram o material de estudo e comentários desta publicação. Outro diferencial está na combinação do ponto de vista acadêmico com a percepção feminina, concentrando os materiais de estudo em áreas de interesse especial das mulheres.

Também possui duas edições, sem alterações de conteúdo, com diferentes formatos e cores.

Alguns de seus recursos são artigos especiais que tratam de assuntos de interesse das mulheres, retratos de mulheres da Bíblia e mais de 330 estudos sobre tópicos relacionados ao universo feminino.

Bíblia da Família – O objetivo desta publicação é direcionar a leitura bíblica para o aprofundamento dos laços familiares. Esta Bíblia reúne 482 artigos assinados por Jaime e Judith Kemp.

A partir do ministério desenvolvido pelo casal e de suas mais de 50 obras publicadas sobre família, eles abordam temas como adolescência, casamento, melhor idade e namoro.

Alguns recursos são árvore genealógica, espaço para anotações da família, seções ‘como encontrar ajuda na Bíblia’ e ‘o que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus’, leituras para dias especiais.

Bíblia da Liderança Cristã – Direciona a leitura para os exemplos de liderança encontrados na Bíblia. Organizada pelo especialista em liderança, John C. Maxwell, possui notas e artigos do autor.

Os comentários são contextualizados ao século XXI e procuram ajudar o leitor a superar os desafios dos dias atuais para exercer um papel de liderança a partir dos fundamentos e exemplos bíblicos. Alguns de seus recursos são artigos sobre as 21 leis irrefutáveis da liderança e as 21 qualidades indispensáveis de um líder, perfis biográficos dos personagens bíblicos e artigos breves e notas focadas no tema liderança.

Bíblia de Estudo de Almeida – com completa concordância bíblica, dicionário, cronologia, mapas e tabelas, guia sinótico dos evangelhos e outros recursos, trata-se de uma ferramenta para compreensão da Bíblia sem direcionamento temático. Possui sugestões de aplicação prática de cada livro, notas e estudos sobre assuntos relevantes à edificação da igreja.

Direcionada ao público geral, apresenta a biografia de João Ferreira de Almeida, o primeiro tradutor da Palavra para o idioma português.

Bíblia Despertar - dirigida àqueles que buscam o ponto de vista de Deus sobre o processo de recuperação de sua vida ou de um estado de dependência.

Tomando como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos Alcoólicos Anônimos, a obra oferece recursos que conduzem o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem com a superação das dependências.

Alguns de seus recursos são meditações sobre os 12 passos, sobre princípios de recuperação e sobre a oração da serenidade.

Bíblia NTLH – com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje – uma linguagem clara, profunda e edificante – esta publicação procura explicar o significado do texto bíblico sem favorecer posições doutrinárias. Recursos como introduções gerais a partes da Bíblia, notas de rodapé, tabelas, mapas concordância e dicionário ajudam o leitor a compreender melhor a Palavra de Deus.

As notas introdutórias a cada unidade de texto, por exemplo, oferecem uma noção do contexto da passagem, com pistas de aplicação pessoal.

Bíblia Sagrada - Edição com notas para jovens – Com o objetivo de ajudar o leitor a enfrentar os desafios do dia-a-dia da juventude, a publicação procura falar contextualmente, com a linguagem do jovem. O texto bíblico é apresentado na Nova Tradução na Linguagem de Hoje e a Bíblia de estudo possui recursos como esquema do conteúdo, quadros com reflexões sobre versículos-chave, biografias de personagens bíblicos, palavras de orientação e consolo, agenda telefônica e cartela com adesivos.

Atualizada: Sexta, 08 Março 2024 15:23
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.