banner passaporte para a fluência chave do plano para falar ingles

Louco Amor: livro de pastor sino-americano surfista desafia ao mergulho na intimidade com Deus

  • Por Philippe Leandro
  •  

"Muitas são as vozes no Ocidente a exortar as igrejas a saírem da letargia espiritual. Se fosse apenas mais uma, a palavra de Francis Chan (na foto, praticando seu esporte favorito, o surf) correria o risco de cair na vala comum. Não é o caso. O recado do pastor da Cornerstone Community Church (Igreja Comunitária da Pedra Angular), em Simi Valley, Califórnia, próximo a Los Angeles e ainda mais próximo da luxuosa Malibu, e da ghostwriter Danae Yankoski, merece ser conhecido, através do recém lançado “Louco Amor”, publicado pela Editora Mundo Cristão". Assim começa a resenha escrita pelo pastor Philippe Leandro, sobre o livro "Louco Amor", recentemente lançado pela Editora Mundo Cristão, que continua:

"Francis conquistou o direito de ser ouvido. Não é um teórico especulando, seus atos corroboram suas palavras. Órfão de mãe ao nascer, na China, educado no budismo por sua avó em Hong Kong, só aos 5 anos Francis foi morar nos EUA com seu pai e sua madrasta. Antes dos 9 anos, em um acidente automobilístico, ficou órfão de sua segunda mãe.Três anos depois, o câncer levou seu pai à morte. Com isso, Francis tinha muita chance de dar errado na vida, mas, as sementes plantadas por sua madrasta e pai – que o obrigavam semanalmente a freqüentar a igreja – germinaram e foram cuidadosamente cultivadas por Stan Louback, o pastor de jovens que foi seu discipulador. "Em 1994, recém-casados, Francis e Lisa começaram a Cornerstone Community Church. Hoje, a freqüência da CCC ultrapassa 3.000 pessoas. Ao invés de gastar 60 milhões de dólares em um projeto já aprovado de construção de um confortável e luxuoso templo, Francis convenceu a igreja a fazer uma opção radical – não possuir templo! "A alternativa escolhida foi um anfiteatro a céu aberto, com capacidade para 5.000 pessoas sentadas. Os 20 milhões de dólares economizados serão totalmente investidos no socorro a pobres e oprimidos. Ainda sobrou dinheiro para construir uma sede para o Eternity Bible College (Faculdade Bíblica Eternidade), fundada por Chan, uma área de mais de 10.000 metros quadrados para o Children’s Hunger Fund (Fundo da Fome Infantil) – entidade onde o casal Chan atua na liderança, um ginásio multiuso, um auditório, além de uma praça comunitária. Vale a pena conferir o projeto acessando e também conhecer a CHF, considerada a mais efetiva das entidades sociais na aplicação de recursos. Mais de 99 % das entradas são canalizadas para a assistência às crianças e famílias necessitadas, através do repasse das igrejas locais. Desde a sua fundação, em 1991, a CHF já distribuiu mais de 800 milhões de dólares em ajuda a necessitados em mais de 70 países. "Pelo exposto percebe-se que as palavras de Chan merecem ser ouvidas.

Quem passou pela Aliança Bíblica Universitária, facilmente percebe, já nas primeiras páginas do livro, como a teologia de Francis foi moldada pelos autores recomendados por aquele organismo paraeclesiástico. "Os três primeiros capítulos, de títulos provocantes e estimulantes à leitura: “Pare de orar”, “Talvez você não chegue ao fim deste capítulo” e “Louco amor”, focalizam-se na magnitude de Deus – Sua grandeza expressa na majestosa complexidade da criação, Seu direito de receber adoração e obediência e Seu insondável amor por suas criaturas. "Colocadas aquelas fundações, com o intuito de que a compreensão renovada da grandeza de Deus incentive cada cristão a uma resposta de gratidão amorosa, Francis constrói os outros sete capítulos do livro estimulando os crentes a um nível de compromisso muito mais intenso com Jesus em resposta ao amor divino explicitado nas páginas iniciais. "Pelos títulos dos capítulos – “Perfil do cristão morno”, “Servindo restos a um Deus santo”, “O melhor da vida... mais tarde”, não se deve esperar tapinhas nas costas, nem condescendência com o testemunho dos cristãos do século 21. Francis coloca o dedo na ferida: “Logo descobri que a igreja é um lugar difícil para se sentir à vontade quando uma pessoa deseja colocar o cristianismo do Novo Testamento em prática.”. "Denunciando a distorção da mensagem cristã – “Os objetivos desse cristianismo costumam ser um bom casamento, filhos muito comportados e uma boa freqüência na igreja.” – Francis esclarece que uma “reverente intimidade” com Deus levará cada crente a uma resposta de fé à altura daquele louco amor e tornará a igreja impactante e relevante à sociedade ultramoderna. "Mesmo apontando as muitas mazelas, Chan se confessa entusiasmado com a igreja e espera boas coisas dela. O único risco é o leitor não tentar colocar, o quanto antes possível, os ensinos bíblicos em prática e diariamente se tornar cada vez mais apaixonado por Cristo, mas, continuar sendo o mesmo membro de igreja morno exibindo uma fé “absolutamente inútil”.

"O livro exibe copidesque e revisão dignos de menção. Apenas no último capítulo e na orelha da contracapa encontram-se dois erros: “obas”, ao invés de “obras” e “Cornestone”, ao invés de “Cornerstone”. Nada que desmereça a obra. O registro é feito para que em futuras edições nem esses pequenos erros apareçam. "Uma novidade bem-vinda é o recurso extra encontrado no site especial do livro: um vídeo referente a cada capítulo e o vídeo evangelístico “Pare e Pense”- um sucesso, com mais de 120.000 exibições no YouTube, todos com Francis Chan, estão disponíveis, legendados em Português, para ajudar-nos a recordar quem somos e como o amor de Deus por nós é uma coisa louca e imerecida, que nos deve levar a amá-lo apaixonadamente. "Recomendo." Philippe Leandro, pastor, engenheiro e escritor.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 23:03