passaporte para fluencia em ingles banner

A utopia cristã que muda a realidade do Natal de milhares de necessitados

Desde 2002, a Igreja Batista de Água Branca (IBAB), no bairro da Barra Funda próximo à Estação do metrô de São Paulo, celebra o Natal por meio de campanhas solidárias junto às populações necessitadas da capital paulista. As campanhas são um movimento permanente de serviço de ONGs parceiras da Rede IBAB Solidária na mobilização de cristãos que queiram se engajar no trabalho voluntário que reflete a missão integral da Igreja. Em 2009, a Campanha de Natal chega a sua 8ª edição apoiando as redes solidárias da igreja, como explica a coordenadora do projeto, Silvia Kivitz, em entrevista exclusiva à Agência Soma:

“A campanha investe em crianças, idosos jovens adolescentes, famílias e gestantes não apenas recursos financeiros mas também com assessoria técnica e participação”. A primeira campanha de Natal Ibab (veja todas as logomarcas das campanhas na ilustração acima), lembra Silvia Kivitz, ocorreu em 27 de outubro de 2002, desafiada pela mensagem do Pastor Ed René Kivitz intitulada “A Utopia Cristã” e sensibilizada pela carência do povo brasileiro: “...a Ibab, naquele final de ano, iniciou um movimento de mobilização e engajamento na direção de pessoas carentes dos mínimos sociais. Nossa igreja, que já apoiava nove organizações e projetos sociais missionários, naquele final de ano, em parceria com essas organizações, desenvolveu ações específicas de solidariedade. A partir de então, a cada ano o número de organizações crescia. Em todas elas havia um voluntário da Ibab ou algum tipo de relacionamento com a organização, quando podíamos atestar a seriedade do que era feito”. Em 2007, explica Silvia, a IBAB apoiou 30 organizações, oferecendo a elas assessoria e apoio técnico, apoio financeiro, divulgação de suas causas e necessidades, inclusive de mais voluntários. Naquele ano a Ibab se relacionava com um grupo de organizações parceiras que justificava a criação de uma rede, um espaço permanente de mobilização e cooperação entre a Igreja Batista de Água Branca e os projetos e organizações do terceiro setor e agências missionárias com os quais mantém relação de parceria. Em 2007 então nasce a Rede Ibab Solidária.

Ainda de acordo com Silvia, os maiores desafios para concretizar um sonho como esse numa igreja evangélica são bem específicos: "é preciso ter uma unidade visionária entre pastor, liderança e comunidade. A Campanha de Natal Ibab é de todos. Há que se ter ainda um processo de compreensão e apropriação que o servir é permanente e não pontual. Por fim o envolvimento de todos os ministérios da igreja na campanha”, diz em tom encorajador. A campanha começa a ser preparada no mês de julho. Busca-se a direção do Espírito Santo na identificação do que está na pauta mundial e local, do que as organizações e projetos trazem como demanda e do que a igreja necessita receber como conceito/ensino bíblico e teológico.

“Toda campanha é construída através de um conceito que fundamenta nossas ações. O conceito é compartilhado com a liderança da igreja e os segmentos etários e ministeriais. Desde as crianças até a terceira idade, são envolvidos na construção e realização das ações, em parceria com os projetos e organizações da Rede Ibab Solidária. Nos meses de novembro e início de dezembro, dominicalmente, nas duas celebrações, manhã e noite, temos o momento campanha, quando compartilhamos com a igreja os desafios, inclusive financeiros, dos investimentos nos projetos sociais”.

Silvia deixa claro que são necessários trabalho e envolvimento apaixonados mas que nenhuma igreja que seguir estes preceitos irá se arrepender. Maiores informações no site da campanha. (por Marcelo Dutra)

Atualizada: Domingo, 21 Dezembro 2014 12:56

pergunta biblica estudo capa a capa w500