banner aprenda ingles 728 x 90

Evangélicos, Live Earth e proteção ambiental

Foi movimentado e eloqüente, no que diz respeito ao tema meio ambiente e os evangélicos, o sábado, dia 7 de julho. O show Live Earth de consciência ecológica e o do ministério de louvor Diante do Trono aconteceram no mesmo dia. O show gospel seria no Aterro e foi deslocado para a Praça da Apoteose. O Live Earth tinha sido cancelado, mas, dias depois, a decisão foi revertida e as atrações nacionais e estrangeiras se apresentaram normalmente na praia de Copacabana. A líder do grupo musical evangélico, Ana Paula Valadão, fez comentários em seu blog sobre as dificuldades burocráticas vivenciadas pela organização dos dois eventos, antes de sua realização. No sábado, também aconteceu um encontro de pastores em defesa da Terra, no Nordeste. O debate nordestino foi no Rio Grande do Norte. O grupo de líderes, refletindo sobre a questão ambiental no evento denominado Jubileu da Terra, virou notícia num dos principais jornais do estado, o Diário de Natal. A experiência foi contada assim para os leitores da edição de domingo, 8/7:

“A participação das igrejas na proteção ambiental no Brasil foi tema de conferência promovida na manhã de ontem. Uma proposta diferente apresentada durante a palestra foi mostrada pelo professor Paulo César Pereira, pastor da igreja batista de Bultrins. A igreja é uma comunidade cristã que chama a atenção pelo aspecto arquitetônico: seu templo não tem portas nem janelas, o que sinaliza a integração entre igreja e comunidade. É comum que pessoas da comunidade sem moradia durmam nas dependências do templo. A conferência debateu o papel da igreja nas grandes cidades. O objetivo foi estudar o real panorama do contexto de meio-ambiente urbano para que as igrejas possam discernir sua missão numa sociedade pós-moderna”.

 

A matéria do jornal acrescentou: “Apesar dos cerca de 700 templos protestantes em Natal, ainda é pouco expressiva e desarticulada a atuação das igrejas da capital nas questões ambientais. Essa é a opinião do coordenador do curso de Ciências Sociais da UFRN e pastor Orivaldo Junior. “É nossa responsabilidade contribuir para a solução de tão sério problema, tanto pelos plenos direitos de exercício da cidadania, como pelo nosso dever como cristãos, preservando o ambiente e todos os seus recursos naturais”, disse o pastor”. Um dos coordenadores do evento, que teve como tema “Cidade – Igrejas – Meio Ambiente” e foi realizado em parceria com a Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão e a Igreja Batista Viva, o vereador Osório Jácome também foi citado pela reportagem do Diário de Natal: “Reconhecemos que o assunto é de alta complexidade. É necessário que tenhamos uma visão integral do problema, principalmente no que diz respeito à rígida observação das políticas públicas”, completou o vereador.”

 

Já no Blog de Ana Paula Valadão, escrito especialmente para divulgar o diário de preparativos para a gravação do novo CD do Diante do Trono, Príncipe da Paz, no Rio, a cantora comenta as dificuldades para a definição do local para o show gospel, em função de ser no mesmo dia do Live Earth: Em mensagem publicada no dia 4 de julho, Valadão relata: “Hoje passo o dia terminando de arrumar as minhas, as nossas malas. Vou para o Rio à noite (...) Esta manhã, enquanto lia a Palavra, recebi um texto tão forte. Jó 39,40. É Deus mostrando a Jó como ele (e eu, e todos os seres humanos) é pequeno, e como só Ele é Deus. (...) Deus mostra a Jó sua grandeza, e a mim hoje, mais uma vez. Enquanto ainda lia, chega uma mensagem no meu celular e encaminhei ao grupo: “Uauuuu! Olhem só a mensagem que a Iana acaba de me enviar… estou boquiaberta! “Notícia no jornal O Globo: O Ministério Público do Rio obteve ontem liminar que suspende o show Live Earth, programado para sábado na Praia de Copacabana. Alegou que haveria risco para o público, estimado em 700 mil, pois a PM admitiu não ter gente suficiente para a segurança e que achava o show inoportuno, a poucos dias do Pan”. O nosso Deus é grande e tremendo, nos deu Seu livramento e executa vingança sobre seus inimigos. Aleluia! Ana.” No final deste mesmo post, Ana Paula destaca a declaração de outra colaboradora, Nívea Soares, que também comentava os acontecimentos envolvendo o show de conscientização ecológica: “O Live Earth foi cancelado porque cabe a nós, igreja, restaurar a criação. Ela geme e aguarda nossa manifestação e os milagres na natureza vão acontecer, como na Guatemala e nas ilhas Fiji. Deus nos deu a primícia no dia 7, porque a resposta está em nós”. Em 5 de julho, mais uma referência ao episódio: “Ontem chegamos bem ao Rio, à noite (...) O ofício de todos os órgãos governamentais aprovando o nosso evento saiu hoje! Estamos com tudo em mãos! Aleluia! (...) O evento em Copacabana parece ter conseguido uma liminar para acontecer. Deus sabe de todas as coisas (...) Pude ver em tudo o livramento de Deus para conosco e o grande propósito de profetizar na Apoteose, o lugar de onde saem os decretos do inferno no carnaval, para o Rio, o Brasil e o mundo. Vamos entronizar o Príncipe da Paz ali, Jesus Cristo, o único Deus vivo e verdadeiro que pode estender seus braços e abençoar esta cidade tão maravilhosa. E Ele quer, e Seu zelo fará isso. Vamos humilhá-los debaixo de sua poderosa mão, e Ele, a seu tempo, nos exaltará”.

 

O Live Earth foi uma mobilização mundial contra o aquecimento do planeta — idealizado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore. Outros shows, com igual propósito de conscientização, aconteceram no mesmo dia em Sidney, Tóquio, Xangai, Hamburgo, Londres, Nova York, Washington e Johannesburgo, África do Sul. No Live Earth da África do Sul, o Soweto Gospel Choir (veja foto), numa parceria com o cantor Danny K., levantou o público com letras inspiradoras e coreografias no palco.

 

O evento do RN marcou o inicio de uma série de mobilizações que vão ocorrer até julho de 2008 na capital potiguar. No próximo dia 22 de setembro a Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão (ALEF) e a Igreja Batista Viva promoverão a segunda etapa do Projeto, com a presença da ministra do meio ambiente, Marina Silva, evangélica da Assembléia de Deus.

Última atualização: Domingo, 07 Novembro 2010 17:18