passaporte para fluencia em ingles banner

Evangélicos buscando a unidade por Justiça e Paz no RN

Ainda sofrendo a dor da perda pelo assassinato do pastor Edmilson Melo durante uma vigília de oração na madrugada do dia 2 de novembro, no bairro de Felipe Camarão, em Natal, RN, os evangélicos da cidade organizam um ato de protesto para segunda-feira, 9/11. Na convocação para o ato, o presidente da Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão (ALEF), Leandro Silva, explica os objetivos do movimento. "Há muito tempo que estamos dizendo, em todos os encontros da ALEF, em Felipe Camarão, que não conseguiremos jamais alterar o decreto divino: “O efeito da justiça será paz (traquilidade, saúde, bem-estar, realização pessoal e coletiva – tudo embutido na palavra SHALOM), e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre” (Isaías 32.17). Muitos de nós olhávamos assustados para todo o lado, ao ver insegurança e violência, mas nos esquecemos de que isso que víamos era fruto da injustiça. Não a injustiça particular, individualizada, privada que nossa religiosidade alienada criou, mas injustiça social, má distribuição de renda, exploração do ser humano por outro ser humano, e isso ofende aos céus desde o tempo de Noé, desde o tempo de Moisés, desde o tempo de Josué, desde o tempo de Jesus", diz Leandro Silva.

 

"Há muito tempo que nas reuniões da ALEF alertávamos à igreja em Felipe Camarão: o cerco está se fechando, não podemos pensar que vamos ficar protegidos dessa violência. Mas, muitas vezes como Jonas, insistimos em dormir no porão do navio enquanto o mar estava revolto e a tempestade caindo. Agora aconteceu! Para nossa dor, para que molhemos este chão de lágrimas, tombou um servo do Senhor. O Pastor Edmilson Melo derramou seu sangue nas dunas da zona oeste de Natal, para defender suas ovelhas da violência descabida, de dois jovens bandidos. Com seu corpo defendeu suas filhas, esposa, membros de sua igreja. Já desfalecido, ainda encontrou forças para mais um gesto de heroísmo, agora diante da filha agredida. Os bandidos, diante de um homem que se recusava a se entregar, foram capazes de um gesto final, baleando-o covardemente.

"Agora é hora de arrependimento: nós falhamos! Avisamos à igreja que ela estava sob a mira das armas de fogo, mas não avisamos o suficiente! Agora temos de chorar ao ver nossos irmãozinhos sofrendo, agora temos que engolir a seco essa dor para continuarmos nossa caminhada. Mas quanto ainda teremos que clamar por justiça, se nem a igreja escutar? "Irmãos e irmãs, nós queremos nos solidarizar com a família do Pr. Edmilson, queremos erguer um muro protetor em torno dessa família para que não seja assediada nem pela imprensa, nem pelas horríveis recordações. Queremos nos solidarizar com a Igreja Pentecostal Unidos em Cristo: são nossos irmãos, e muito os amamos. Mas também queremos deixar a pergunta: quantos mais terão que derramar seu sangue para que se entenda que sem justiça não há paz, nem segurança?

"Nossa missiologia individualista não é somente limitada, está produzindo morte de pessoas cada vez mais próximas de nós. Chegou a hora da igreja em Felipe Camarão, e em Natal, se levantar e dizer: BASTA! Todos os privilégios do Estado devem imediatamente ser direcionados aos mais pobres: é deles esse direito divino, foi deles que Deus ouviu o clamor, por isso mandou 70 igrejas evangélicas para cá. Porém, precisamos buscar a unidade e relevância na comunidade diante de Deus e dos homens, para que muitos Edmilsons não tenham que tombar. Aliás, a cada dia, muitos estão tombando. Que essa morte cause vergonha de nossa desunião, que essa morte nos deixe envergonhado por nossa omissão, que essa morte cause em nós indignação contra a violência, a pobreza, a injustiça. Povo de Deus, chegou sua hora em Felipe Camarão!

"A ALEF convida esta amada igreja e toda a sua líderança para participar do CULTO POR JUSTIÇA E PAZ, na próxima segunda-feira, dia 9/11, as 19h00, na Igreja Pentecostal Unidos por Cristo (igreja esta que até este ultimo domingo contou com o pastoreio cuidadoso do Pastor Edmilson Melo). É hora de unidade do corpo de Cristo em Felipe Camarão, é hora de nos solidarizarmos com a igreja e família tão vitimada por esta tragédia e levantar a nossa voz para que haja JUSTIÇA."

CULTO POR JUSTIÇA E PAZ SEGUNDA-FEIRA, DIA 9/11, as 19:00h Local: Igreja Pentecostal Unidos por Cristo – Rua Indomar, S/N, Felipe Camarão.

Atualizada: Terça, 04 Outubro 2011 16:19