grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

Listas de melhores e piores presídios do país mapeiam necessidade de atuação cristã

A divulgação dos dez melhores e dez piores presídios do país, identificados pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário, oferece um mapa dos locais onde a atuação da igreja cristã pela população carcerária é mais necessária. 

O ranking da CPI baseia-se em critérios como superlotação, insalubridade, arquitetura prisional, ressocialização por meio do Estado e do trabalho, assistência médica e maus tratos. Os problemas identificados sugerem que a contribuição precisa ir além do trabalho dentro dos presídios. É preciso também estar atento às ações governamentais que afetam o sistema carcerário. Confira as listas.

Os dez melhores:

1 - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Belo Horizonte (MG);

2 - Unidade Prisional Regional Feminina Ana Maria do Couto May, em Mato Grosso;

3 - Papudinha, em Brasília (DF);

4 - Penitenciária de Ipava (MG);

5 - Centro de Detenção Provisória de São Luís (MA);

6 - Penitenciária de Segurança Máxima do Espírito Santo;

7 - Penitenciária Feminina de São Paulo;

8 - Penitenciária Feminina do Rio;

9 - Presídio do Piauí;

10 - Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes (SP).

 

Os dez piores:

1 - Presídio Central de Porto Alegre (RS);

2 - Colônia Penal Agrícola do Mato Grosso do Sul;

3 – Empatados: Distrito de Contagem (MG), Delegacia de Valparaíso (GO); 52ª Delegacia de Polícia em Nova Iguaçu (RJ) e 53ª DP de Caxias (RJ);

4 – Empatados: Presídio Lemos de Brito, em Salvador (BA), Presídio Vicente Piragibe (RJ), Presídio Aníbal Bruno, do Recife (PE), Penitenciária Masculina Dr. José Mário Alves da Silva, Urso Branco (RO), e Complexo Policial de Barreirinhas (BA);

5 - Centro de Detenção de Pinheiros, em São Paulo;

6 - Instituto Masculino Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE);

7 - Penitenciária Feminina Bom Pastor, no Recife (PE);

8 - Penitenciária Feminina de Santa Catarina;

9 - Casa de Custódia Masculina do Piauí;

10 - Casa de Detenção Masculina da Sejuc, no Maranhão.

 

População carcerária aumentou cerca de 21 mil

O número de presos no Brasil passou de 401.236, em 2006, para 422.373, em 2007. Para o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Maurício Kuehne, o aumento é preocupante, porque o crescimento da criminalidade se reflete nos estabelecimentos penitenciários, que não dão conta da demanda. Segundo ele, os estados não conseguem acompanhar o ritmo de crescimento da população carcerária.

De acordo com Kuhene, são vários os fatores que explicam o crescimento acelerado da população carcerária nos últimos anos, entre eles o aumento da criminalidade, uma maior eficiência do aparato policial repressivo e respostas judiciais mais rápidas aos processos que são submetidos à apreciação da autoridade judiciária. (Informações da Agência Brasil)

Atualizada: Sábado, 30 Setembro 2023 12:31
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.