passaporte para fluencia em ingles banner

Mundo precisa de uma revolução de prevenção ao HIV

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Comissão da ONU para a Prevenção ao HIV lançou uma declaração convocando os líderes mundiais a acelerarem a redução do número de novas infecções pelo HIV e desencadear uma revolução de prevenção. Uma declaração oficial foi divulgada nesta quarta-feira, 1 de dezembro, pelos co-presidentes da Comissão, o professor Françoise Barré-Sinoussi e o arcebispo Desmond Tutu. "É mais importante do que nunca trabalhar na prevenção, porque os cientistas têm desenvolvido um conjunto de instrumentos eficazes que poderiam reverter a epidemia de Aids ", disse o professor. "É inaceitável que muitos países não utilizem essas ferramentas de prevenção para salvar vidas do HIV".

Um novo relatório da agência da ONU para o tema, a UNAIDS, mostrou que 56 países têm conseguido se estabilizar ou diminuir de forma significativa as taxas de novas infecções pelo HIV. No entanto, a Comissão considera que refluxo de investimentos financeiros, falta de compromisso político e priorização de técnicas de prevenção ineficazes estão desafiando esse progresso. "Pronta iniciativa na prevenção do HIV é indispensável para superar a epidemia", disse o arcebispo Tutu. "As comunidades devem receber apoio e incentivo para uma mobilização contra a epidemia, com coragem e dedicação".

 

A Declaração deste Dia Mundial Contra a AIDS apela para uma revolução na prevenção e apresenta quatro elementos fundamentais: uma rápida expansão das táticas bem sucedidas de prevenção; rotineira medição do nível de novas infecções pelo HIV, avaliar o compromisso das empresas, dos políticos e líderes não-governamentais para a prevenção com base em dados, e direitos humanos assegurados para superar as desigualdades e reduzir a ameaça representada pelo HIV em populações específicas e vulneráveis.

 

Ainda segundo a Declaração oficial, “os líderes políticos, religiosos, empresariais e culturais devem entender que desempenham um papel essencial neste esforço para deter a epidemia do HIV.

 

Leia a íntegra da Declaração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (em espanhol).

 

Saiba mais sobre os níveis da doença no mundo – Relatório Global sobre Epidemia de AIDS - UNAIDS 2010.