passaporte para fluencia em ingles banner

Missionário católico ganha Nobel Alternativo por trabalho com índios na Amazônia

O bispo católico Erwin Kräutler, nacido na Áustria, foi uma das quatro pessoas a receber do Parlamento Sueco o Prêmio “Right Livelihood Award” que é considerado uma espécie de “Nobel alternativo”.

Kräutler é bispo da região do Xingú, supervisor da diocese com a maior área territorial no Brasil, abrangendo aproximadamente 367.780 kilômetros quadrados, grande parte de selva. Segundo os organizadores, o motivo da premiação é "por uma vida inteira de trabalho em favor dos direitos humanos e ambientais dos povos indígenas e por seus incansáveis esforços para salvar a selva amazônica da destruição".

Ao receber o Prêmio, na segunda-feira, 6/12, declarou: "Recebo também em nome das dezenas de pessoas que deram suas vidas, cujo sangue foi derramado ao serem brutalmente assassinadas por se oporem à destruição sistemática da Amazônia”, numa referência, entre outras, à religiosa Dorothy Stang, morta em 2005.

Ao ouvir as palavras do bispo, o diretor da ONG Survival International, Stephen Corry, declarou que Kräutler põe constantemente sua vida em perigo, na defesa dos indígenas brasileiros. E complementou: "as igrejas também necessitam de mais pessoas como ele, para perpetuar a tradição de trabalhar pelos oprimidos".

Atualizada: Sábado, 30 Agosto 2014 11:04

pergunta biblica estudo capa a capa w500