banner aprenda ingles 728 x 90

Sudão: começa referendo que pode separar sul cristão do norte muçulmano

Ao que tudo indica, vem aí mais um país africano. Um referendo popular começou hoje e os correspondentes internacionais da grande imprensa informam que “quase todos” vão votar pela criação de um nova nação, com a emancipação do sul do Sudão, de maioria cristã, do norte do país, de maioria muçulmana. A votação terá sete dias de duração, mas uma multidão foi votar logo no primeiro dia. Nas imagens da BBC e CNN na TV, mesmo tendo que enfrentar filas as pessoas dançam e cantam alegremente aguardando a sua hora de escolher a divisão do país. Em Juba, “capital” do sul do Sudão já há muita gente comemorando a independência. O referendo é o cumprimento de um acordo de paz assinado em 2005 pondo fim numa guerra civil que durou 20 anos.

Segundo o site da rede inglesa BBC, “os líderes do norte do país, de maioria muçulmana, prometeram respeitar o resultado do referendo, que pode criar um país de maioria cristã ou de religiões tradicionais”. Mas quem é contrário à divisão alerta que há ameaças de “instabilidade” na “nova” nação. Dentre os observadores internacionais do processo eleitoral, um evangélico, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter.

 

Separei três links para você ler mais sobre esta possível divisão do Sudão: BBC (texto traduzido para o português), Aljazeera e CNN (ambos em inglês).

Última atualização: Domingo, 09 Janeiro 2011 16:31