banner aprenda ingles 728 x 90

Turismo e Direitos Humanos: ações integradas para o carnaval

O ministro do Turismo, Pedro Novais, e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, preparam uma ação integrada de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para o período de carnaval, deste ano, o Ministério do Turismo apoiará as ações propostas pela Secretaria de Direitos Humanos e realizará ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões. Pedro Novais afirmou que o ministério manterá o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). "Vamos colocar nossas equipes em sintonia para desenvolvermos ações integradas", afirmou Maria do Rosário.
O programa TSI trabalha a prevenção da exploração sexual e o incentivo às denúncias pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos. Desde a criação do programa, a média diária de denúncias passou de 12, em 2003, para 89 em 2008. Em 2010, a média diária, de janeiro a agosto, foi de 418 atendimentos. Entre 2005 e 2010, o programa já formou 853 multiplicadores nas 27 unidades da federação. São pessoas que integram as comunidades e passam a atuar de forma incisiva pela prevenção da violência sexual.

 

Parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), de dezembro de 2009 até fevereiro deste ano, já formou mais de 480 profissionais da cadeia turística para atuar na prevenção dos casos de exploração durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Lançada no Brasil há pouco mais de um mês pelo MTur, em parceria com o CET/UnB, a campanha Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes está mobilizando empresários e entidades públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também em João Pessoa (PB). As ações seguem até a véspera do carnaval. Redes hoteleiras, como a Accor, já aderiram ao projeto.

 

A campanha também tem perfil em várias redes sociais com informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

Última atualização: Sábado, 22 Janeiro 2011 09:33