passaporte para fluencia banner

Profissão: Pastor?

Foi publicado nesta quinta-feira, 9, no Diário do Pará, uma matéria sobre a “Profissão de pastor: aproximar os fiéis de Deus”. Concordo com a matéria quando diz que o objetivo do trabalho pastoral é aproximar as pessoas de Deus. Esta parece ser, etmologicamente, a definição da palavra “sacerdote”. Mas quando alguém me pergunta se minha “profissão” é pastor, tento explicar que não. Digo que sou jornalista, mas “chamado” para ser pastor. O ofício pastoral independe (ou deveria não depender) da motivação de um profissional: de horários, carreirismo e remunerações, assim como de formação acadêmica (embora isto ajude as melhores práticas). Mas reconheço que é difícil convencer a maioria desta diferenciação.

O motivo da elaboração da matéria foi a visita de líderes da Assembleia de Deus, capitaneados pelo presidente da Assembleia de Deus, Samuel Câmara, 53 anos, ao diretor do veículo sediado em Belém para convidá-lo a participar das festividades do Centenário das Assembleias de Deus. A capital paraense é o berço do movimento pentecostal brasileiro.

A matéria do Diário do Pará, um dos principais jornais do estado, faz referência a “milhares de igrejas evangélicas espalhadas por toda a região metropolitana” e “aproximadamente 190 mil igrejas evangélicas no país”. Cita os nomes do diretor do Seminário Teológico da Assembleia de Deus em Belém (Setad), pastor Cláudio Pires, de Firmino Gouveia, 86 anos, ex-presidente da Assembleia de Deus e um dos pastores mais antigos da igreja, do pastor Benjamin Souza, um dos estudiosos da história da Assembleia de Deus.

Sobre a visita do pastor Samuel Câmara, diz que ele “foi uma cortesia ao diretor-presidente do jornal, Jader Filho, para oficializar o convite às comemorações do Centenário da Assembleia, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no estádio do Mangueirão, localizado na rodovia Augusto Montenegro. As celebrações do Centenário terão início sempre às 19h”.

Leia a matéria do Diário do Pará, na íntegra.

Atualizada: Quinta, 01 Setembro 2016 09:15