grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

Igrejas: incentivem a interação família-escola-comunidade na volta às aulas!

familia-escola-educacao-guia-3Uma convocação do Ministério da Educação feita a empresas bem pode ser ouvida e respondida por igrejas.

O chamado diz o seguinte: “Em fevereiro, a maior parte dos alunos da rede pública inicia um novo ano letivo. Como as escolas costumam, nesse período, ter maior interação com os familiares, acreditamos que esse é um dos melhores momentos do ano para incentivar a aproximação entre familiares, educadores e comunidade. E as empresas (igrejas) parceiras da Mobilização Social pela Educação também podem colaborar – e muito – nesse processo (...) Sugerimos, também, uma campanha dentro das empresas (igrejas) para mobilizar seus colaboradores”.

Se ainda não conhece a campanha, leia um resumo da cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos" que incentiva a interação entre familiares e educadores.

Veja também o material da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro que orienta pais de alunos a participarem da vida escolar de seus filhos. O “Guia da Educação em Família” inclui versões direcionadas ao acompanhamento de alunos em fase de alfabetização e da Educação Especial. O conteúdo foi elaborado em conjunto com o Educar para Crescer, movimento sem fins lucrativos apoiado pelo Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil.

A exemplo da Cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, o “Guia da Educação em Família” apresenta uma série de dicas para que os pais possam participar mais efetivamente da trajetória escolar de crianças e adolescentes. A publicação contém ideias simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência de  renomados profissionais da área no Brasil e no exterior.

Entre outras orientações, o guia explica aos familiares como descobrir se a escola do seu filho oferece uma educação de qualidade, por meio de pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Orienta, ainda, sobre os direitos relacionados à educação e o que os pais podem exigir dos governantes da cidade, além de dar sugestões sobre o que fazer pela educação do seu filho em casa e na escola.

Leia o Guia da Educação em Família da SME do Rio de Janeiro.

 

O Guia da Educação em Família – Educação Especial reúne orientações direcionadas a familiares de estudantes da Educação Especial, mostra como funciona a Educação Especial na cidade do Rio de Janeiro e aponta quais são os direitos de uma criança com deficiência. O Guia foi elaborado pela SME/RJ em parceria com o Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) – estabelecimento especializado em Educação Especial, que pertence à rede municipal de ensino do Rio.

O conteúdo da publicação enfatiza que, na Educação Especial, a atenção dos pais à vida escolar dos filhos é ainda mais importante. “A educação da criança com deficiência não possui um padrão a ser seguido – é preciso analisar sempre cada caso e suas especificidades. Por isso, é necessário que os pais conversem sempre com os professores e apontem as necessidades de seus filhos”, destaca a introdução do Guia.

Conheça o Guia da Educação em Família direcionado à Educação Especial.

“A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é criar em torno dela um ambiente onde ela tenha contato constante com o mundo das letras”. Essa e outras dicas que visam orientar os pais a ajudar na alfabetização das crianças podem ser encontradas no “Guia da Educação em Família – Alfabetização”, produzido pela SME/RJ em parceria com o movimento Educar para Crescer.

O material reforça também a importância do bom exemplo dos familiares para incentivar hábitos de leitura e escrita, bem como os benefícios da leitura para a formação dos alunos. “Quem lê sempre tem mais repertório, criatividade, senso crítico, vocabulário”, informa o guia. Valorizar os acertos e mostrar os erros sem repreender é outra orientação destacada pela publicação. “Não pressione, estimule. Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização do seu filho? Compreender o ritmo dele”, ressalta o material.

Acesse o “Guia da Educação em Família – Alfabetização”.

Leia mais sobre temas relacionados a estes no blog familiaeducadora.blogspot.com.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 09:57
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.