passaporte para fluencia banner

Brasil gasta R$ 21 bilhões por causa de males do cigarro

dia-mundial-sem-cigarro-w450

O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro, revela estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). O valor equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011 e é 3,5 vezes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos derivados ao tabaco no mesmo período. O estudo demonstra ainda que o tabagismo é responsável por 13% das mortes no País. São 130 mil óbitos anuais (350 por dia). A divulgação foi feita por ocasião do Dia Mundial sem Cigarro (31 de maio), criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cristo Redentor iluminado no Dia Mundial Sem Tabaco

Também neste Dia Mundial Sem Tabaco, e para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo, o INCA e a Arquidiocese do Rio de Janeiro vão iluminar o Cristo Redentor, nas cores vermelha e branca.

O Dia Mundial sem Tabaco é uma data que tem como objetivo divulgar os perigos do fumo. Este ano o tema nacional é "Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta". Além dos danos à saúde, o tabaco também afeta o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Atualizada: Quinta, 31 Maio 2012 10:53