passaporte para fluencia em ingles banner

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Motivo de oração, reflexão e ação cristã

suicide prevention day  prevencao-suicidio-religiao-w2

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, além de trazer informações e estatísticas alarmantes, é uma maneira de estimular-se o aperfeiçoamento das estratégias de combate a esta que é uma das mais trágicas formas de se perder uma vida.

Em tese, todo cristão é um evangelista. Afinal, o chamado de Cristo na Grande Comissão não se dirigiu apenas a alguns seguidores melhor dotados. "Ide, pregai o evangelho", é um imperativo para todos os seguidores de Cristo. Apesar disso, na prática, em cada igreja local, há sempre aqueles que carregam o piano da tarefa de evangelização com mais regularidade e disposição no seu dia-a-dia. Pois bem, estes evangelistas na prática costumam ter algumas histórias edificantes a contar sobre pessoas que eles/as ajudaram a salvar de cometer suicídio. Alguns contam que ao distribuir um folheto na rua e dar uma palavra de testemunho de Cristo a alguém, receberam de volta algo como: "você chegou na hora certa. Eu ia me suicidar". Historicamente, a Palavra de Deus tem sido uma fonte de sentido e paz para a vida de muitos que, se não tivessem aquela base espiritual, seriam potenciais vítimas de si mesmos.

Nesta segunda-feira, 10/9, o mundo está sendo alertado (e relembrado) de forma mais intensa para o problema do suicídio, que continua presente na sociedade. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio deve conduzir os cristãos a oração, conscientização com reflexão e oração.

Veja os dados recentes sobre o tema verificados por especialistas da OMS.

"O suicídio, embora basicamente evitável, é uma de três causas principais de morte na faixa etária mais economicamente produtiva (15-44 anos), e a segunda causa principal da morte de jovens entre 15 e 19 anos de idade. Também os idosos estão em grupos de alto risco. Em média, quase 3000 pessoas suicidam-se diariamente. Para cada pessoa que conclui um suicídio, 20 outras, ou mais, tentaram terminar com suas vidas".

Outras informações no Documento (em inglês) da Organização Mundial da Saúde sobre Prevenção ao Suicídio.

Atualizada: Terça, 11 Setembro 2012 15:14