banner biblia sagrada estudo bibllico 728x90

Círio, Aparecida e o turismo religioso

As celebrações simultâneas realizadas em dez basílicas do mundo e as peregrinações em Aparecida (SP) e Belém (PA) reuniram mais de 1,5 milhão de pessoas, no final de semana de 12 de outubro. Em Belém (PA), as 12 romarias do Círio de Nazaré, a procissão final e a missa reuniram cerca de 1,4 milhão de pessoas em dois dias e a primeira página dos três maiores jornais do estado foi a foto da santa e mais nada. No Rio de Janeiro, foi comemorado os 82 anos do Cristo Redentor, considerado uma das setes maravilhas do mundo.

Segundo o Ministério do Turismo:

"o turismo religioso tem o objetivo de gerar renda para as populações locais e contribuir para o desenvolvimento regional. Pelo menos 15 milhões de brasileiros são interessados em destinos religiosos no país. Esse movimento gera empregos e a melhor distribuição de renda. No ano passado, 60 milhões de brasileiros realizaram 197 milhões de viagens domésticas. Do total de viagens, 3,94 milhões tiveram como motivo o turismo religioso. O turismo religioso se caracteriza pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas no país. As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira".

Este ano, o Ministério apoiou cinco projetos de turismo religioso com R$ 625 mil.

"Temos de dar apoio para a melhor estruturação desse segmento que atrai tantos turistas", disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, e o Turismo Místico e Esotérico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

pergunta biblica estudo capa a capa w500