banner aprenda ingles 728 x 90

Cartilha pelo direito de recomeçar dos ex-presidiários é premiada

"Casas prisionais têm duas portas: é possível sair melhor!" Frases como esta, além da força de mobilização, também demonstram a qualidade da Cartilha "Pelo Direito de Recomeçar", da Associação Nacional dos Defensores Públicos, que recebeu um prêmio (3º lugar) na categoria Publicação Especial na 11ª edição do Prêmio Nacional do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação e Justiça, Conbrascom, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O documento é uma ferramenta importante da Campanha Nacional da Defensoria Pública, lançada em maio deste ano, em parceria com as Defensorias Públicas Estaduais, para explicar como a sociedade pode ajudar na reinserção de ex-presidiários.

No Piauí, por exemplo, os defensores realizaram visitas às unidades prisionais da capital, como a Penitenciária Feminina de Teresina, a Colônia Agrícola Major César de Oliveira e a Penitenciária Irmão Guido, para distribuir exemplares da cartilha e tirar dúvidas dos detentos sobre a área de Execução Penal, com a qual o tema está diretamente relacionado.

Com informações da legislação trabalhista e sobre a maneira mais fácil de ajudar um egresso do sistema prisional, depoimentos de ex-presidiários, em que contam como conseguiram mudar de vida e como o apoio de outras pessoas neste processo é fundamental, e boas ilustrações para nossa reflexão, a Cartilha encerra com um capítulo cujo título não poderia ser mais apropriado, especialmente para um público leitor cristão, como o nosso. Os autores do texto do documento convocam: "Faça sua parte".

Dados do Ministério da Justiça (Infopen 2011) confirmam o crescimento assustador do número de presos: triplicou nos últimos 15 anos, passando de meio milhão de pessoas (cerca de 513.000). Destes, 93% são homens e, o mais triste, 48% têm menos de 30 anos de idade!

Saiba mais sobre a cartilha "Pelo Direito de Recomeçar", da Associação Nacional dos Defensores Públicos.

Última atualização: Quarta, 16 Outubro 2013 09:58