passaporte para fluencia em ingles banner

Dia Mundial da Alimentação: Para pensar sobre o individualismo e a solidariedade

Uma descrição do quadro atual e uma convocação a todas as pessoas de bem. O papa Francisco escreveu uma mensagem a José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, comemorado todos os anos em 16 de outubro, e que este ano enfoca o tema: "Sistemas Alimentares Sustentáveis ​​para a Segurança Alimentar e Nutricional". Veja o que diz a carta do papa a Graziano.

Mensagem do papa Francisco ao diretor da FAO, José Graziano, e que serve para todos nós:

"Paradoxalmente, em um momento em que a globalização nos permite ser informado de situações de necessidade em todo o mundo e multiplicar as trocas e as relações humanas, parece haver uma tendência crescente para o individualismo e uma certa atitude de indiferença, inclusive para com aqueles que morrem de fome e sofrem com a desnutrição. Mas a fome e a desnutrição não podem ser considerados um fato da vida, para o qual devemos nos acostumar, quase como se fosse "parte do sistema". Algo tem de mudar em nós, na nossa mentalidade, nas nossas sociedades. Um passo importante é quebrar decisivamente as barreiras do individualismo, de estar envolvido conosco mesmos, da escravidão ao lucro a todo custo, e isso se aplica não só à dinâmica dos relacionamentos do ser humano, mas também na dinâmica econômica e financeira global."

"É necessário nos re-educarmos na solidariedade, redescobrindo o valor e o significado desta palavra desconfortável que é muitas vezes posta de lado, e transformá-la em uma atitude que seja a base em decisões tomadas tanto em nível político, econômico e financeiro, quanto nas relações entre as pessoas, as populações e as nações."

"Ainda estamos longe de um mundo em que todos possam viver de maneira digna. Muitas áreas do planeta são marcadas pelo consumismo, o desperdício e esbanjamento. Eliminar esses problemas seria suficiente para reduzir drasticamente o número de pessoas que passam fome. A educação na solidariedade e um estilo de vida que rejeita a "cultura do descartável", e que realmente coloca cada pessoa e sua dignidade como prioridade, começa na família. A Igreja Católica segue por este caminho com você, consciente de que a caridade e o amor são a alma de sua missão."

Dia-Mundial-Alimentacao-2013-w1

Para pensar sobre o individualismo e a solidariedade, orar e agir.

Leia mais sobre o Dia Mundial da Alimentação (Português).

Ou: World Food Day (inglês).

Relatório especial: "The multiple dimensions of food security".

 

capas-reports-fao-w3

Relatórios de pesquisas e estatísticas sobre alimentação.

 

capas-reports-fao-2-w4

Publicações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Atualizada: Sexta, 25 Outubro 2013 10:39