banner aprenda ingles 728 x 90

Médicos de Cristo: profissionais de saúde nas mãos do Médico dos médicos

Médicos de Cristo: profissionais de saúde nas mãos do Médico dos médicos Médicos de Cristo

A organização missionária "Associação Médicos de Cristo" reúne profissionais de saúde que professam a fé cristã. A entidade, interdenominacional, foi fundada em 1995 para ser mais uma voz cristã em direção à sociedade brasileira, para prover o crescimento espiritual de seus associados e para mobilizá-los para o serviço ao próximo através de sua profissão, seguindo o conceito "curando e sendo curados". Podem se associar ao grupo: médicos/as, dentistas e outros/as profissionais da área que tenham um compromisso pessoal com Jesus, e o reconheçam como Salvador e Senhor. Também são aceitos associados que não são diretamente ligados à área da saúde, pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o site oficial de Médicos de Cristo, são objetivos da associação: "aprofundar a vida espiritual de cristãos envolvidos na prática médica ou de saúde e encorajá-los a compartilhar" sua fé; "prover meios regulares de intercâmbio de ideias, informações e experiências nos campos de saúde, promoção à saúde integral, em especial na interface entre bioética, fé cristã e missões médicas"; "promover fraternidade e cooperação entre profissionais de saúde do Brasil e do mundo"; "encorajar estudantes da área a buscarem a Deus em suas profissões"; e "encorajar e apoiar o trabalho médico missionário no Brasil e no mundo".

Atividades de Médicos de Cristo e outros profissionais de saúde

Os associados organizam encontros regulares de grupos de profissionais de saúde cristãos para reflexão, oração, estudo bíblico, trabalhos voluntários e apoio mútuo em várias cidades do Brasil: ou, como diz o Estatuto de Médicos de Cristo, "reuniões para compartilhar experiências e assistir os associados em seus desafios pessoais e profissionais". Também é costume haver um jantar especial no Dia do Médico, 18 de outubro. Foi num jantar especial como este que a ideia da associação surgiu: em Curitiba, Paraná.

Medicos de Cristo é governado por um conselho diretor nacional eleito durante os congressos nacionais, que ocorrem bienalmente, e onde se estabelecem as linhas gerais de ação para a equipe executiva. São lideranças pioneiras da entidade: Edgar Schiefelbein e Wilson Bonfim. O mandato da diretoria da entidade é de dois anos, podendo haver reeleição por um período de até dois mandatos consecutivos no mesmo cargo. Presidente do período 2013/2014: Soraya Dias, médica pediatra e homeopata de Belo Horizonte, MG.

DICA ESPECIAL: Muito útil para profissionais de saúde que querem ir além e ajudar ainda mais as pessoas.
Assista o vídeo sobre ferramentas de COACHING

Além dos congressos, a organização atua através de diretórios estaduais, núcleos locais e, desde 2008/2009, tem departamentos segmentados: Saúde com Cristo, Médicos de Cristo (MDC), MDC estudantil, Sorrindo com Cristo, Associação Evangélica de Profissionais de Saúde (AENPS) entre outras afiliadas. A entidade, por sua vez, é afiliada à Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) e à International Christian Medical and Dental Association (ICMDA - associação profissional de médicos e dentistas cristãos de todo o mundo, que os conecta e equipa para o exercício da fé no seu trabalho).

Alguns dos encontros nacionais dos Médicos de Cristo foram:

I Congresso nacional de Médicos de Cristo...
II Congresso nacional de Médicos de Cristo 1998...
III Congresso nacional de Médicos de Cristo 2000...
IV Congresso nacional de Médicos de Cristo 2002: no Rio de Janeiro, sob o tema "Curando e sendo curados", de 30 de maio a 1 de junho.
V Congresso Nacional de Médicos de Cristo 2004: em São José dos Campos-SP, com o tema "Saúde: Um Desafio Missionário do Século XXI", na Primeira Igreja Batista da cidade, de 14 a 16 de maio daquele ano.

Para promover mais integração com profissionais de saúde de outras áreas, passou a se chamar:

Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde, o CENPS

Em 2006, foi reiniciada a contagem da ordem dos eventos:

I CENPS 2006: foi em Belo Horizonte-MG, na Igreja Batista da Lagoinha.
II CENPS 2008: também aconteceu em Belo Horizonte-MG, no Sesc Venda Nova
III CENPS 2010: realizado no Rio de Janeiro-RJ, com o tema "Saúde integral em tempos de crise"
IV CENPS 2012: em Manaus-AM, no Hotel Tropical. O tema: "Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral". Em parceria com a Renas, entre 13 e 15 de setembro daquele ano.
V CENPS 2014: na cidade de Campinas-SP, no campus local da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em debate o tema "Junto aos que sofrem: contribuições para a redução das iniquidades em saúde", de 17 a 19 de outubro.

Outras temáticas de saúde e fé cristã

Entre os temas mais importantes tratados pela entidade de profissionais cristãos, tanto nos congressos, quanto em suas reuniões locais e publicações, estão: bioética, missões médicas e uma visão interdisciplinar de saúde integral, visando corpo, alma, espírito e contexto social, a partir da igreja local, junto à própria comunidade cristã e em geral. Outra área prioritária tem a ver com serviços voluntários de assistência médica, social e de desenvolvimento comunitário, incluindo a prevenção e palestras, e o tratamento, envolvendo estudantes e profissionais. Também é preocupação da associação a promoção do bem estar da vida dos profissionais da área de saúde e o apoio a atividades de evangelização.

Os profissionais de saúde ligados à associação Médicos de Cristo recebem apoio técnico e pessoal, e são incentivados à busca da unidade cristã e do exercício profissional de forma íntegra e honesta, com atendimento adequado à comunidade, visando a promoção da ética, da paz, cidadania, direitos humanos, democracia e outros valores universais e cristãos.

Última atualização: Sexta, 11 Novembro 2016 10:02