Design gráfico e ministério cristão

A evolução do design gráfico e da capacidade de comunicação visual entre as igrejas e outras organizações evangélicas já se percebe há tempos. Hoje, a preocupação é se tal tendência ao bom e desejado profissionalismo não vai abafar o também necessário sentido de missão de tudo aquilo que é produzido por seguidores de Jesus.

Ou seja, o que é mais importante, forma ou conteúdo? Qual a função da atenção com o visual e a estética na comunicação das boas novas de salvação em Cristo? Veja a opinião de especialista.

Como é possível comunicar visualmente valores cristãos?

Para o designer e artista gráfico, Rogério Oliveira, diretor da OliverArteLucas, "os valores cristãos não são subjetivos. Sendo assim, expressar visualmente aquilo que o Cristianismo preza não é uma tarefa impossível. É claro que, em alguns momentos, é necessário usar a criatividade para transmitir ideias e valores, mas traduzir visualmente alguns conceitos é algo viável".

Rogério lembra o fato de que "lidamos com um público que é diverso e que abrange diversos estilos - desde aqueles que gostam de street art aos mais clássicos".

E adverte: "Entender quem quer comunicar e o público que se quer atingir é essencial".

Qual a importância do design na comunicação do evangelho?

Segundo nosso especialista, Rogério, "a mensagem do Evangelho é a mais importante que poderia existir, mas concorre com outras diversas mensagens e vozes que tentam capturar a atenção das pessoas".

O entrevistado acrescenta uma dica especial para aqueles que buscam alcançar um público de pessoas que estão fora da igreja: "É claro que a qualidade do que é apresentado é de suma importância.

A embalagem não é mais importante que o conteúdo, mas é muitas vezes o que mais chama a sua atenção".

Qual a relação do design com ministério cristão?

Diz Rogério Oliveira: "Hoje em dia, igrejas e ministérios paraeclesiásticos estão cada vez mais buscando inspiração no que há de mais moderno da linguagem do design.

Algumas igrejas têm equipes de ministério e departamento de comunicação, com a participação de voluntários com formação e experiência profissional na área, e isso tem elevado a qualidade do que é produzido.

Além disso, há aquelas que contratam agências para atender suas necessidades.

Novamente, é a questão de qual a melhor embalagem a ser utilizada. Ela nunca será mais importante do que o conteúdo, mas é ela que desperta o interesse. Especialmente em ministérios que têm algum acesso ao público secular, o design é importante para despertar o interesse na mensagem que levamos".

Assim, aprendemos com um mestre do design gráfico evangélico, o Rogério Oliveira, que:

  • Design é fundamental para uma boa comunicação da mensagem cristã.
  • Na comunicação da mensagem cristã, forma não é mais importante do que o conteúdo, mas é fundamental para ganhar a atenção nestes dias tão cheios de distrações.
  • Precisamos conhecer bem o estilo visual de quem comunica e do público que vai receber a comunicação para ser bem-sucedido e ter mais atenção e retorno com a mensagem que enviarmos.

Como aprender mais

E para aqueles que desejam maior aperfeiçoamento na área, a dica é uma visita a eventos como a Bienal Brasileira de Design Gráfico, feiras da indústria gráfica, fotográfica e estudar muita arte. Eventos e cursos que sejam espaço para a reflexão e desenvolvimento, teoria e prática, onde designers gráficos estejam envolvidos com soluções em comunicação de problemas desafiantes de comunicação.

 
Atualizada: Domingo, 01 Outubro 2023 09:47
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.