Mudanças da economia mundial e a tarefa missionária

  • Por Lenildo Medeiros
  • Publicado em economia
  •  

Os dirigentes de organizações de missões transculturais há muito tempo já perceberam as relações existentes entre temas como finanças internacionais, câmbio e blocos econômicos e a capacidade de enviar missionários e sustentá-los em regiões não alcançadas pelo evangelho em outros países. Na primeira reunião ministerial do governo Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda Guido Mantega apresentou um estudo que pode ser útil na compreensão deste momento econômico mundial, que tanto interfere na vida de agências e missionários. Num trecho do documento, ele fala das mudanças da geopolítica em quadro econômico mundial comparativo entre os anos de 2002 e 2010 para mostrar algumas transformações importantes.

Em outro slide da apresentação “Perspectivas da Economia Brasileira 2011-2014. Consolidando o Desenvolvimento”, o ministro descreve a evolução mensal do valor da moeda brasileira em comparação com o dólar e o euro, desde janeiro de 2009.

 

No gráfico “Estado de Bem Estar Social. Evolução das Classes Econômicas. Em % da população e milhões de indivíduos”, a demonstração da entrada de quase 30 milhões de brasileiros num nível de vida com mais bem estar social e participação no consumo de bens e serviços.

 

Veja abaixo os anexos com as imagens da apresentação do ministro Mantega na reunião ministerial.

 

 

Mudancas na Geopolítica: Quadro Econômico Mundial em 2010

Valorização das moedas em relação ao dólar dos Estados Unidos.

Estado de Bem Estar Social. Evolução das Classes Econômicas. Em % da população e milhões de indivíduos

Atualizada: Terça, 25 Janeiro 2011 16:22
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.