Estratégias de incentivo à leitura bíblica: bibliotecas, caixas-estante, atividades e dinâmicas

Muitos líderes cristãos, especialmente os evangélicos, sabem que a qualidade da vida de seus liderados está diretamente relacionada ao seu nível de relacionamento com Deus em oração e leitura da Bíblia.


Dentre suas preocupações, estão como pais podem levar seus filhos a terem o hábito de leitura da Palavra de Deus, como incentivar os jovens e adolescentes a ler a Bíblia, que atividades são mais eficazes para incentivar a leitura

Com crianças e adolescentes, é muito bom usar recursos visuais, dinâmicas e brincadeiras, competições leves e muita abertura para que eles falem do que aprenderam e do que tiveram dúvidas.

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra. E luz para os meus caminhos."Os jovens e adultos precisam também deste lado lúdico, mas, no conteúdo, exigem mais profundidade e respostas para seus problemas imediatos.

Deve-se começar por aí. O que mais precisam? Como a Bíblia responde a estas suas necessidades específicas.


Mas é importante que tudo seja feito de forma que, no final, eles concluam por sua própria conta que a Bíblia tem as respostas. Ou seja, o líder conduz, mas no final eles acham que conseguiram encontrar por eles próprios, e isto os motiva ainda mais a continuar buscando o "alimento" da Palavra de Deus.

Exemplos

O livro "52 maneiras de incentivar a leitura da Bíblia" tem boas ideias, principalmente para fazer com crianças, e vale dar uma conferida. Veja uma amostra, em pdf,

Em 2010, no mês de dezembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) fez a entrega de uma caixa-estante com exemplares bíblicos para a Associação Cristã Casa da Criança, em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, houve também a capacitação dos agentes de leitura que passariam a cuidar da manutenção, organização e uso do acervo doado. A iniciativa fez parte do programa A Bíblia e a Cultura.

Escolas e outras instituições ligadas à educação oferecem salas de leitura a seus usuários e governos costumam manter e capacitar agentes especializados em incentivar a ler livros em geral. Com eles podemos aprender muitos macetes e táticas para o objetivo específico do maior acesso às Escrituras Sagradas.

Como fazer

  • Uma campanha de incentivo à leitura bíblica precisa ser conduzida com muita seriedade, compromisso, organização e sabedoria.
  • Também é importante considerar a possibilidade de extender as atividades para fora dos templos, indo de casa em casa, realizando integração social e disseminando a ideia de que ler a Bíblia além dos benefícios que traz, também é um prazer e uma alegria. O ato de levar a Bíblia e realizar ações de fomento à leitura para dentro das casas das pessoas pode ter efeitos positivos inimagináveis, pela ação do Espírito Santo de Deus na mente e no coração das pessoas e também pelo sentimento e maior abertura das pessoas que ali residem.
  • Tudo deve estar incluído num programa mais completo e estruturado, com objetivos amplos, gerais e específicos.
  • Deve ser notado pela população dos bairros/comunidades ao redor da igreja, precisa de divulgação que alcance mesmo os lugares remotos onde vivem as pessoas, atendendo famílias com a disponibilização de várias versões e traduções da Bíblia, edições comentadas, livros que ajudem a entender o contexto histórico, geográfico e cultural do texto bíblico, além de Bíblias de Estudo.
  • Os agentes ou professores que atuam na ponta do programa, promovendo a leitura, incentivando a frequência na atividade, deverão ser mediadores, facilitadores de um crescimento que as pessoas vão atingir por seus próprios esforços e disciplina.
  • Um acompanhamento de tudo precisa ser feito através de relatórios semanais elaborados pelos agentes e professores, e enviados aos pastores e coordenadores/supervisores do programa, para serem avaliados, festejados e melhorados em reuniões de todos os líderes e articuladores do projeto de Leitura da Bíblia.
  • O fortalecimento as bibliotecas das igrejas e o convite a pessoas da comunidade para poder usar este recurso é indispensável. Também não se pode esquecer da importância do exemplo. Como alguém que não lê e conhece bem a Bíblia pode incentivar outros à leitura bíblica? Coordenadores devem estar atentos à formação dos agentes articuladores da ponta para que estes também sejam incentivados e treinados a ler com proveito a Palavra de Deus.
  • Compartilhar o aprendizado operacional de uma campanha de incentivo à leitura bíblica pode ter efeitos extraordinários, já que outras igrejas podem repetir o método e muito mais vidas serão abençoadas. Os líderes do projeto podem contribuir para que a ideia se expanda em dimensão nacional e até internacional, com diversas instituições usando as mesmas estratégias e promovendo ações semelhantes para incentiva pessoas à leitura da Palavra do Senhor. Isso pode ser feito através de conversas com outros pastores e líderes, pessoalmente ou nas redes sociais, palestras e vídeos, websites, blogs, grupos e fóruns na internet etc.
  • Todos os envolvidos num trabalho de incentivo da leitura da Bíblia precisam estar conscientes da importância vital do que estão fazendo e do grande papel que estão a desempenhar, com muitos benefícios para a vida de indivíduos, das famílias, da própria igreja e para a influência do cristão mais preparado na vizinhança e também na sociedade em geral.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." - Salmos 119:105.

Atualizada: Quinta, 05 Outubro 2023 07:25
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.