Encíclica social é texto que deve ser lido por inteiro

A costumeira e ampla divulgação pela mídia das declarações dos líderes católicos é um fato. Com as encíclicas não é diferente, causando sempre grande impacto. Mas esse aparente favorecimento a uma religião não diminui a força do mais recente documento divulgado pelo Vaticano, a Encíclica Caritas in veritate, que “teve e continua tendo grande repercussão no mundo”.

Segundo religiosos, destaca-se a “profundidade da análise antropológica e teológica, a variedade e a atualidade dos temas”. Um bom resumo do texto foi feito num Editorial Octava Dias de Pe. Federico Lombardi (CM): “Os comentaristas afirmam que – apesar da crise que atravessamos – a encíclica oferece uma mensagem de esperança: a humanidade tem a missão e os meios para transformar o mundo e fazer progredir a justiça e o amor nos relacionamentos humanos e nos campos social e econômico. Mas, se o desenvolvimento deve estar a serviço do homem e de todos os homens, não podemos nos eximir de uma questão ainda mais profunda: a que homem deve servir? Neste ponto – que é uma das originalidades da encíclica – o horizonte se estende e abrange temas ainda não tocados nas precedentes encíclicas sociais: a defesa da vida, a visão da sexualidade e da família.” Mas vale mesmo é a leitura integral do texto.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:39
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.