passaporte para fluencia em ingles banner

Informação e justiça social: “Seja levado em conta, diga o que você precisa”

Com o lema “Todos Contam”, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) faz, através de um vídeo de animação de 30 segundos (também disponível na internet, no "YouTube"), um convite à sociedade para colaborar com o Censo, que será conduzido este ano em alguns países. No Brasil, acontece a partir de agosto, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, o IBGE. A iniciativa da ONU foi lançada no Dia Mundial da População, celebrado em 11 de julho, e traz uma conclamação: “Seja levado em conta, diga o que você precisa”. Esta é a mensagem veiculada pela peça, distribuída mundialmente em várias línguas, e que deve nos fazer refletir sobre a importância e utilidade deste tipo de informação na hora de elaborar listas de prioridades e escolher as metodologias dos movimentos de resgate sócio-econômico.

Segundo especialistas, “contar cada pessoa" é levar cada um em conta. Dados demográficos atualizados são insumo fundamental para a formulação de ações práticas para solucionar problemas sociais no presente e monitoramento futuro com objetivo de prevenir a continuidade ou piora da situação. Segundo Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil, "a coleta e análise de dados censitários revela tendências e permite fazer projeções, permitindo mapear a situação de grupos vulneráveis e identificar o progresso feito e etapas ainda por cumprir em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre outras ações".

Assista ao vídeo:

 

vídeos da UNFPA.

 

Download:
FLVMP43GP

 

Dados sobre a fome no mundo

Seguindo esta linha de raciocínio, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) liberou, no início de julho, o acesso gratuito a todo o seu banco de dados sobre a fome no mundo. Os dados globais sobre alimentação, agricultura e fome podem ser acessado no site da FAOSTAT.

São mais de um milhão de registros com informações de 210 países e territórios.

Segundo a direção da entidade, a base de informações é "uma ferramenta poderosa que pode ser usada não apenas onde há fome, mas também para investigar e entender melhor por que isso acontece e como é possível combatê-la".

 

 

Atualizada: Quarta, 18 Agosto 2010 17:28

pergunta biblica estudo capa a capa w500