banner ferramentas coaching 128x90

Antecipar o futuro para dar o próximo passo

Certa vez, um amigo me disse que alguns intelectuais ficam olhando muito para trás para explicar como é que as coisas aconteceram e que isso não era tão difícil. Disse que o líder faz algo mais complicado, que algumas vezes dá mais resultados, porque é aquele que antecipa o que vai acontecer, que explica as coisas antes que a história ocorra e dá os passos certos prevendo efeitos e consequências deles. É quando a base da ação está no futuro antecipado.

Aprendi muito naquele dia (e olha que isto aconteceu há muitos anos) e procuro desde então aplicar a lição, me interessando por estudar situações e ler textos que ajudem a fazer previsões e que apontem tendências.

 

E numa primeira segunda-feira do ano como esta em 2 de janeiro de 2011, achei um texto que pode ser útil neste contexto e com tais objetivos.

 

Um professor espanhol de filosofia (Daniel Innerarity, em artigo publicado dia 29/12, no El Pais) escreveu sobre as tendências e sobre "Um Novo Ciclo: A Era dos Limites" da política frente aos desafios da nova sociedade! (Um ex-prefeito carioca fez um resumo no boletim dele.)

 

Vale a pena procurar no Google e investir um tempo na leitura e reflexão a respeito. Diz que governos e governantes estão cada vez mais limitados porque é preciso conhecer muito mais sobre assuntos que são muito mais amplos, que faltam instrumentos para dominar o sistema, que isto acontece porque a sociedade tá cada vez mais complexa, porque tudo tá interligado, porque cada vez mais a frase é "não sei" e menos "não posso", porque cada vez menos o político exerce controle e hierarquia e cada vez mais tem que usar inteligência cooperativa, porque devemos "liderar as novas transformações" ao invés de seguir reclamando dos limites que as novas circunstâncias impõem. Penso que são afirmações que podem ajudar bastante aqueles que querem antecipar o futuro e planejar os próximos passos.

A lição da águia

Em tempo: assisti hoje a um vídeo bem interessante que ensina o segredo da águia para ser o que é, chegar aonde quer e alcançar suas metas. Tão útil a comparação que já era usada desde os tempos do profeta Isaías no Novo Testamento. Ou você nunca ouviu dizer que “os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águia...”

 

Última atualização: Quarta, 04 Janeiro 2012 13:16