Educação e cultura indígenas

Informe da Assessoria da Secretaria Estadual de Educação do Acre pode servir, com algumas dicas e experiências interessantes, àqueles que se preparam para trabalhar com índios no Brasil. Veja a seguir alguns trechos.

"A Educação Indígena trata-se, por definição, de um ensinamento diferenciado das aulas urbanas", disse Zezinho Kaxinawa, assessor especial de Assuntos Indígenas

No Brasil, existem mais de duas mil escolas indígenas. Desde que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi sancionada, com número 9.394 em 20 de dezembro de 1996, o trabalho voltado para a assistência educacional aos povos indígenas cresce consideravelmente, buscando trabalhar e preservar as principais diferenças étnicas e linguísticas de cada povo.

No Acre, atualmente funcionam 125 escolas indígenas da rede estadual. Ao total, cerca de 4.586 alunos são atendidos nestas instituições, distribuídas em 176 aldeias e que contam com 454 educadores dessa área, com mais de 50% destes professores sendo índios, estatística que entra em contato com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Indígena.

As ações da Educação Indígena já receberam destaque e veiculação na revista Nova Escola, em 2011, enfatizando o trabalho realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) do Acre no sentido de respeitar, valorizar e preservar os conhecimentos e a cultura dos povos.

Para a reportagem, a equipe da revista visitou duas terras indígenas para ver como estudam os katukinas e puyanáwas. O que chamou a atenção foi o currículo como instrumento de valorização da língua e dos costumes indígenas das duas etnias, e o Projeto Político Pedagógico específico para cada comunidade, tendo como eixo norteador o fortalecimento da cultura e saberes locais.

No Acre, atualmente funcionam 125 escolas indígenas da rede estadual. Ao total, cerca de 4.586 alunos são atendidos nestas instituições.

Fonte: Secretaria de Educação do Governo do estado do Acre.

 

 

Atualizada: Terça, 03 Setembro 2013 20:26
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.