missoes urbanas curso

Ministério da Saúde lança manual de prevenção ao suicídio

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (10/10), em Brasília, Dia Mundial da Saúde Mental, um manual de prevenção ao suicídio. Informações oficiais indicam que a maioria dos pacientes em risco de suicídio procura atendimento médico ou já está em tratamento devido a transtornos mentais como depressão e esquizofrenia.

Atualmente, cinco milhões de pessoas têm problemas considerados graves pela psiquiatria no Brasil, como psicoses, neuroses e autismo. No ano de 2004, cerca de oito mil pessoas cometeram suicídio no Brasil. Dados do Ministério também apontam que os homens entre 15 e 35 anos e acima de 75 lideram essa lista. Em contrapartida, entre as mulheres, a tentativa de suicídio é maior. Chega a acontecer quatro vezes mais em relação aos homens.

Os estados com maiores índices de suicídio são o Rio Grande de Sul, com enfoque na capital, Porto Alegre, e Mato Grosso do Sul, devido à incidência de suicídios entre a população indígena de etnia Guarani Kaiowá. O Manual de Prevenção ao Suicídio é voltado para profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e traz recomendações de como identificar a pessoa com tendência ao suicídio, além de sugerir maneiras de lidar com esses pacientes.

O coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, disse que o lançamento integra a estratégia de capacitar profissionais da área de saúde. "O manual de prevenção ao suicídio é uma orientação estratégica para reduzir o número de tentativas de suicídio na população brasileira. Traz aumento de informações sobre o tema para combater justamente a dificuldade de abordar este assunto tão delicado". Como parte da política de saúde mental e da Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio, Delgado informou que até o final deste ano cerca de 100 novos Centros de Atenção Pscicossocial devem ser instalados em todo país. Hoje funcionam 918.

Atualizada: Sábado, 19 Julho 2014 23:16

Missões Urbanas

Assine agora! Boletim especial gratuito Soma Missões Urbanas!

banner missoes urbanas evangelismo 728x90