pregacoes evangelicas passo a passo

Religião cristã, igrejas evangélicas, Bíblia Sagrada e a sociedade em foco

O conhecimento de Deus para avaliar e planejar a vida

Começando uma nova fase da vida? Avaliando o período que passou para planejar o que vem adiante? O clássico da literatura evangélica “O conhecimento de Deus”, de J.I.Packer, é uma dica oportuna de leitura em ocasiões assim, especialmente quando há uma virada de ano, trimestre, mês ou até de uma semana pra outra... 

  • Última atualização: Quarta, 28 Dezembro 2016 19:37

Bíblia de estudo: Quais oferecem os melhores recursos para compreensão da Palavra de Deus?

Mulher, família, liderança, aplicação pessoal, recuperação de vícios e juventude são alguns focos trabalhados nas oito bíblias de estudo da Sociedade Bíblica do Brasil, mas há outras editoras que também estão lançando publicações com destaques e comentários muito bons. Neste artigo, analisaremos um pouco do trabalho disponibilizado neste importante segmento.

  • Última atualização: Domingo, 27 Novembro 2016 08:09

Atos dos Apóstolos em resumo e comentado (Parte 1): Unânimes na oração e no partir do pão, o grupo de comunhão

A leitura e estudo do livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento, na Bíblia Sagrada, dá uma diretriz precisa sobre a importância de os cristãos terem um grupo de comunhão para compartilhar, encorajar-se mutuamente, motivar-se para a missão e orar uns pelos outros. Em resumo, nos cinco primeiros capítulos, tal importância já é revelada com clareza. Veja a seguir.

  • Última atualização: Domingo, 25 Setembro 2016 14:11

O Templo de Salomão da Igreja Universal e os lírios do campo de Jesus

Salomão é o ícone bíblico dos que entendem que prosperidade e riqueza são necessariamente sinônimas de bênção divina. O que não se leva em conta é que, em sendo assim, no caso do filho de Davi com Bateseba, essa bênção custou muito caro ao povo israelita, obrigado a pagar impostos extorsivos para custear o esbanjamento da corte.

  • Última atualização: Terça, 30 Agosto 2016 15:09

Artigo: Big Bang repetido em laboratório? Que significa isto para os criacionistas?

“Acelerador de partículas cria explosão inédita e consegue simular e confirmar o Big Bang” (Globo Ciência on-line, Março 29, 2010). Há mais de 20 anos um crescente grupo de cientistas passou a adotar a teoria do Big Bang como a mais capaz de explicar a criação inicial do universo... "tudo começou com uma grande explosão".

  • Última atualização: Terça, 30 Agosto 2016 12:12

Rev. Erni Seibert: Os 66 anos da Sociedade Bíblica do Brasil

Em 5 perguntas para o Diretor de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Reverendo Erni Seibert, busca-se oferecer ao leitor um resumo do que foram estes 66 anos, recentemente completados, de história e experiências da maior instituição brasileira de produção e divulgação de Bíblias.

  • Última atualização: Terça, 30 Agosto 2016 12:06

Avião cai ao lado de igreja onde acontecia o culto de domingo, em Londrina

A queda de um avião no norte do Paraná matou 8 ocupantes, entre elas duas crianças e uma adolescente, e devemos orar ao Senhor pelo consolo das famílias enlutadas. A tragédia, que aconteceu no início da noite de domingo, 31/7, poderia ter sido ainda pior, pois a aeronave caiu ao lado do local onde costumam se reunir neste horário cerca de 300 pessoas da igreja Ministério Restaurando Vidas, no bairro Sabará em Londrina, próximo da divisa com Cambé, PR. Apesar do susto, dentre os reunidos no salão de cultos e ao redor, não houve feridos.

  • Última atualização: Terça, 02 Agosto 2016 09:28

A beleza de todos os dias da mulher no seu dia internacional

“Quem é esta que aparece como o nascer do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, maravilhosa como esses dois astros e luminosa como o céu cheio de estrelas?” (Cantares 6.10). Muita gente desconhece, mas a Bíblia também tem poesia. E poesia romântica. O livro de Cantares de Salomão, por exemplo. A citação acima é um dos versos mais lindos e poéticos das Escrituras Sagradas.

  • Última atualização: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53

Vídeos Conferência Fiel 2015 sobre o tema "Vivifica-nos! e invocaremos o teu nome"

Avivalista e conservadora (algo até certo ponto muito bom nos dias de hoje de tanta bagunça eclesiástica e teológica no Brasil), a Conferência Fiel para Pastores e Líderes, evento anual, de 5 a 9 de outubro de 2015 em Águas de Lindóia, SP, no luxuoso Hotel Majestic, pode ser alimento espiritual para muitos, inclusive por reprises, através da internet.

  • Última atualização: Terça, 06 Outubro 2015 09:31

O melhor presente para o seu pai

Como filho, nunca cheguei a saber coisas do gênero "o melhor presente que um pai gostaria de receber no Dia dos Pais". Meu pai morreu quando eu tinha cinco anos e naquela época, meados da década de 50, o Dia dos Pais era ainda muito recente, instituído no Brasil em 1953, por iniciativa de Roberto Marinho.

No interior de Minas Gerais, com certeza quase ninguém sabia do evento. Prefiro, a propósito, a designação Dia do Pai, usada em Portugal e nos Estados Unidos, porque o termo pais inclui também a mãe, mas, para mal dos pecados, em muitos casos não se pode dizer que "pai só tem um".

Não me importa o fato de que, no final, até certa idade, o pai é quem banca o presente que recebe. Tirante, é óbvio (entendam, por favor, meus eventuais leitores do ramo, que o folclore jornalístico precisa ser lembrado de vez em quando), o fato de que a mãe também pode realizar tal despesa, na realidade não me incomoda nem um pouco este autofinanciamento em nome de minha filha. Ela acha que eu mereço receber um presente e ponto final. Na verdade, para ela não vem ao caso se é ela ou se sou eu quem está pagando. Acima de quaisquer outras considerações, no Dia do Pai, na concepção dela, seu pai precisa receber um presente e isso é tudo.

Quando ela era bebê – hoje é adolescente -, o melhor presente que eu recebia dela através de mim era fazê-la dormir em meus braços, a cabecinha no ombro, ao som do Canon de Pachelbel (que hoje ela toca ao violino) ou do So Far Away – imaginem – dos Dire Straits. Tudo bem baixinho, luz suave e uma dança quase imperceptível, sem sair do lugar, só balançando o torso. Outro presente era contar-lhe historinhas inventadas na hora e, quando percebia, era mais uma história inacabada – mas que ela sempre pedia que eu repetisse nas noites seguintes.

Agora, gosto muito quando ela diz que está juntando dinheiro para me presentear com a biografia de Churchill "no próximo Dia dos Pais". Eu já lhe disse que um ótimo presente seria deixar um pouco de devorar os livros da moda, que todas as coleguinhas leem, e mergulhar em literatura mais séria. Alencar no mínimo. Isso, contudo, só virá por força do currículo escolar. Gostar de ler já é um ótimo presente. Outro é sua facilidade de fazer amigos e cultivar essas amizades. Mais um é seu envolvimento nos trabalhos da igreja e seu senso de compromisso a respeito. E sua capacidade crítica. E sua alegria constante. E mais uma série de coisas – mas aí não será apenas "o melhor presente".

No fundo, o melhor presente é ela mesma.

* Macéias Nunes é pai de Beatriz Elizabeth

 

  • Última atualização: Quarta, 19 Novembro 2014 18:11
Assinar este feed RSS