pregacoes evangelicas passo a passo

Rev. Erni Seibert: Os 66 anos da Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Erni Seibert: Os 66 anos da Sociedade Bíblica do Brasil Arquivo Pessoal

Em 5 perguntas para o Diretor de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Reverendo Erni Seibert, busca-se oferecer ao leitor um resumo do que foram estes 66 anos, recentemente completados, de história e experiências da maior instituição brasileira de produção e divulgação de Bíblias.

Erni atua na SBB há quase 16 anos. Ele também é pastor luterano, professor de Teologia Sistemática e coordenador de comunicação no Brasil da United Bible Societies. Entre suas especializações, além de comunicação, liderança, gestão e marketing.

Ele conta: "Nestes 66 anos de história, a SBB já distribuiu mais de 105 Milhões de exemplares da Bíblia". Mas, em seguida, ressalta que outro esforço necessário é fazer as pessoas lerem a Bíblia. "Ter a Bíblia é bom, mas ler a Bíblia é muito mais importante", assevera. A SBB está aproveitando o momento do aniversário para chamar a atenção para o desafio da tradução da Bíblia no Brasil: "Existem cerca de 180 línguas nativas do Brasil e apenas um terço delas tem texto da Bíblia traduzido. Precisamos unir forças neste grande desafio que é o da tradução da Bíblia", convoca.

Leia a seguir sobre como tem sido este trabalho da Sociedade Bíblica do Brasil na disseminação da Palavra que transforma vidas. Ao final, saiba o que a SBB está planejando, com seus parceiros do movimento Joga Limpo Brasil, para esta Copa do Mundo no Brasil.

1) AGÊNCIA SOMA - Como resumir, em números estatísticos, esses 66 anos de atuação da Sociedade Bíblica do Brasil, divulgando a Palavra de Deus?

Reverendo Erni Seibert - Os números de distribuição da Bíblia na SBB, desde a sua fundação em 1948 até hoje, são muito grandes. Se hoje olhamos para a distribuição de 1948, que foi de 82.068 exemplares de Bíblias ao longo daquele ano, ela hoje pode ser vista como pequena. Este número de Bíblias hoje é distribuído em três dias. Nestes 66 anos de história, a SBB já distribuiu mais de 105 milhões de exemplares da Bíblia. Se incluirmos neste número os Novos Testamentos, Porções Bíblicas e folhetos bíblicos, já alcançamos a casa dos bilhões de Escrituras distribuídas.

Por isso, olhando para o passado, temos muitos motivos para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e distribuídas. Mas, se olhamos para o presente e o futuro, temos muito a fazer. Este ano, por ocasião do aniversário da SBB, estamos chamando a atenção para o desafio da tradução da Bíblia no Brasil. Existem cerca de 180 línguas nativas do Brasil e apenas um terço delas tem texto da Biblia traduzido. Precisamos unir forças neste grande desafio que é o da tradução da Bíblia. Além disso, outro grande esforço que precisamos fazer é no sentido de as pessoas lerem a Bíblia. Ter a Bíblia é bom, mas ler a Bíblia é muito mais importante.

2) AGÊNCIA SOMA - Com sua experiência de quase 16 anos na direção de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, diga quais as principais resistências encontradas ao longo do caminho da SBB no Brasil. E quais os fatores catalizadores do crescimento da entidade neste período?

Reverendo Erni Seibert - Nem sempre o trabalho de uma organização como a SBB é compreendido. Muitos pensam nela como uma editora e distribuidora de Bíblias. Isso, sem dúvida, é uma parte importante de seu trabalho. Mas uma Sociedade Bíblica é muito mais que isso. Costumamos dizer que a Sociedade Bíblica cuida da Causa da Bíblia. Isso inclui a tradução da Bíblia, a distribuição da Bíblia, a divulgação da Bíblia e implica também em tornar a Bíblia relevante para a vida das pessoas. É aí que entram os projetos bíblicos de impacto social que desenvolvemos.

Um de nossos maiores desafios é levar até as igrejas e até os cristãos este conhecimento do que está incluído na Causa da Bíblia. Quando isso é compreendido, as pessoas se engajam com maior alegria nesta Causa, oram por ela, fazem ofertas para que ela seja desenvolvida.

3) AGÊNCIA SOMA - Você costuma dizer que a causa da Bíblia une. Explique o por quê e diga como isso acontece no Brasil e no mundo?

Reverendo Erni Seibert - Quando a Bíblia é lida, as pessoas tentam entender o que Deus quer dizer para elas. A grande dificuldade é manter nossos pensamentos em segundo plano, silenciar a voz, e deixar Deus falar. Isso une as pessoas. Quando as pessoas descobrem que seus desentendimentos estão na interpretação que fazem do texto bíblico, fica mais fácil ser humilde e pedir a Deus que ele nos dê a compreensão do que ele quer dizer. Esta atitude une. Quando achamos que já sabemos tudo e que a Bíblia apenas confirma o que pensamos, então não estamos tão preocupados com a Bíblia mas com nossas convicções. Isso desune.

Aqui no Brasil, historicamente, a Sociedade Bíblica do Brasil é um lugar de convivência de cristãos de todas as denominações. Esta "sociedade da Bíblia" só é possível porque todos se dispõem a fazer juntos o trabalho de tradução e distribuição da Bíblia. Ela é fator de união. Quando cada um quer fazer sua tradução, sua Bíblia, uma tradução e Bíblia que confirme o seu pensamento, então está lançada a semente da discórdia e desunião. Como acontece no Brasil, podemos ver este fenômeno acontecendo no mundo inteiro.

4) AGÊNCIA SOMA - A Igreja brasileira, como a de qualquer outro País, tem pontos positivos e aspectos que precisam melhorar. Quais são os dois principais, em sua visão, uma vez que seu conhecimento deste tema é extraordinário pelos muitos e constantes contatos com lideranças de todos os estados brasileiros?

Reverendo Erni Seibert - Eu não tenho nenhuma crítica em relação ao trabalho de nenhuma Igreja. Seria pretensão minha fazer isso. O que verifico, e sempre é verdade, é que todos precisamos aumentar nosso conhecimento bíblico. O ensino bíblico pode ser aumentado na igreja brasileira. Nos últimos anos o crescimento das Igrejas em número de membros foi muito grande. As Igrejas dedicaram muito tempo e energia na tarefa da evangelização, o que, sem dúvida, é muito importante. Este grande número de pessoas que entraram nas Igrejas precisam ser instruídas na Palavra de Deus. Este ensino da Palavra faz com que as pessoas aprendam quais são os padrões éticos e de vida a serem seguidos, para que se ande conforme a vontade de Deus. Só o ensino da Bíblia pode alcançar isso. De nada adianta vivermos em países que tenham maioria de cristãos e que, na prática, tenham os maiores índices de corrupção e criminalidade. A Palavra de Deus transforma vidas, santifica.

5) AGÊNCIA SOMA - A SBB completou 66 anos no dia 10 de junho de 2014, dois dias antes da abertura da Copa do Mundo do Brasil. Quais as novidades da SBB para este início de trabalho de divulgação da mensagem bíblica neste grande evento mundial?

Reverendo Erni Seibert - Junto com outras organizações cristãs, a SBB está liderando o movimento Joga Limpo Brasil. É um grande movimento que visa levar a Palavra de Deus e seus ensinamentos para a vida das pessoas. A SBB preparou Bíblias, Novos Testamentos, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas onde a linguagem esportiva, que também aparece na Bíblia, é destacada. As ações deste movimento podem ser acompanhadas no site www.jogalimpobrasil.org.br. Se tantas organizações seculares estão utilizando o pretexto destes eventos esportivos para fazer manifestações de seus ideais, por que os cristãos não podem levantar a sua voz para dizer que no jogo da vida, a vitória está em Cristo? Não há derrota para o time do mal, para o pecado. Temos a vitória garantida pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta é a mensagem que procuramos destacar com este movimento.

Atualizada: Terça, 30 Agosto 2016 12:06