banner biblia sagrada estudo bibllico 728x90

Dicas de alimentação saudável para cantinas que atendem crianças

Para incentivar as escolas particulares a oferecerem lanches menos calóricos e mais saudáveis aos alunos, o Ministério da Saúde recomenda a leitura do Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável. O manual traz orientações às instituições sobre substituição de alimentos fritos por assados, e de industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes.

Os maus hábitos alimentares dos estudantes brasileiros podem ser constatados em várias pesquisas (por exemplo, nos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense). A avaliação apontou que apenas um terço dos alunos matriculados no ensino fundamental da rede privada consome frutas e hortaliças em cinco dias ou mais na semana. Já refrigerantes e frituras fazem parte da rotina alimentar de 40% dos alunos.

Saúde nas cantinas escolares

Segundo outra investigação - Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, cerca de 35% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

O manual é de 2011 e foi fruto da cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), que tem cerca de 18 mil escolas associadas.

Veja a íntegra do Manual das Cantinas saudáveis.

Atualizada: Segunda, 05 Setembro 2016 08:24

Missões Urbanas

Assine agora! Boletim especial gratuito Soma Missões Urbanas!

banner missoes urbanas evangelismo 728x90