Curso de informática para idosos

Conduzir a terceira idade para a melhor idade

  • Por Chico Junior
  •  

Comemorado no primeiro dia de outubro, o dia internacional do idoso é uma data estabelecida pelo calendário de celebrações especiais da Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção para as pessoas que estão com idade entre 60 anos ou acima. No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nessa faixa é de cerca de 11%. São quase 20 milhões de brasileiras e brasileiros – número maior do que os moradores da cidade de São Paulo, com 18,8 milhões, por exemplo. Sem transportes, calçadas, banheiros públicos adaptados, a maior parte das cidades demonstra estar pouco preparada, nem mesmo as metrópoles conseguem desenvolver projetos para acolher essa parcela da população – que irá crescer mais, conforme as perspectivas da Organização das Nações Unidas (ONU).

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá, idealizador do estatuto que visa atender as necessidades dos idosos e está em vigor desde 2003, argumenta que deve haver uma mobilização social. “A lei já existe, é preciso agora pressionar para que as políticas públicas sejam implementadas”, diz o parlamentar. Algumas igrejas têm se preocupado e realizado programações e adaptado os espaços.

A assessora de comunicação da Igreja Metodista Suzel Tunes destaca algumas ações. “Há trabalhos para sensibilizar sobre a necessidade de construção de rampas”, detalha ao comentar algumas iniciativas realizadas no Rio de Janeiro, como as da pastora Ruth Silva que coordena uma pastoral da terceira idade. (Por Chico Junior)

Última atualização: Terça, 05 Outubro 2010 16:27