banner ingles para turismo e viagens 728x90

Dia da Reforma Protestante 2018: o primeiro depois dos 500 anos

O segmento turístico alemão espera uma crescente presença de visitantes religiosos naquele país em 2018, ainda como resultado dos 500 anos da Reforma Protestante (31 de outubro de 2017) que tantas movimentações causou em vários países, inclusive no Brasil. Na página que promove o turismo em terras germânicas na internet, existe conteúdo especificamente relacionado ao evento de Lutero.

Com o objetivo de mobilizar mais caravanas de turistas religiosos, a página tenta resumir a importância do evento Reforma 500 anos da seguinte forma: "A Igreja Católica Romana medieval era poderosa, dona de muita terra e riquezas. Os pré-reformadores John Huss e Wycliffe criticavam uma crescente secularização e falta de piedade de monges, padres e bispos, pavimentando o caminho para homens como Martinho Lutero, João Calvino e Zwinglio".

"Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta da igreja de Wittenberg suas 95 teses denunciando a venda de indulgências. Largamente difundidas como o início da Reforma, tais iniciativas mudaram o curso da história – e seu 500º aniversário acontece em 2017, com diversos eventos na Alemanha e em outros países relacionados à mesma história de Lutero e dos pré-reformadores. São eventos que incluem: seminários, exposições, festivais e concertos", sempre para compor a cena das celebrações da importante marca alcançada em 2017.

O site também disponibiliza uma biografia de Lutero, um pouco de história, informações sobre seus contemporâneos e imagens de época.

Caminhos da Reforma Luterana e roteiro de viagens 

Outro trecho a destacar sobre o contexto do dia da Reforma Protestante nesta ocasião especial dos 500 anos: "A vida e história de Martinho Lutero estão sem dúvida atreladas a inúmeros locais na Alemanha. Wittenberg, por exemplo, conhecida por Lutherstadt (a cidade de Lutero), é onde ele pregou suas 95 Teses à porta da Igreja-Castelo da cidade, em 1517, iniciando a Reforma Protestante na Alemanha. De acordo com Martinho Lutero, a Reforma era uma luta pelos evangelhos e uma chance para que ele conseguisse reformar a Igreja Católica e levar o Cristianismo de volta às suas raízes".

Para ajudar na localização dos fatos (e na montagem de roteiros), é informado também que, "Wittenberg não foi o único local onde a vida de Martinho Lutero desenrolou-se. Parte da história de Martinho Lutero inclui o tempo em que passou no Castelo de Wartburg, próximo a Eisenach, de maio de 1521 a março de 1522, onde traduziu o Novo Testamento para o alemão". O site menciona uma lista de locais relacionados à vida de Martinho Lutero: Wittenberg, Eisleben, Eisenach, Erfurt, Dresden e Leipzig.

Religião na Alemanha hoje

Outra informação interessante é sobre a composição religiosa do povo alemão:

"Nos dias de hoje os Católicos Romanos, principalmente concentrados no sul, representam 30% da população Alemã. Os Protestantes, a maioria deles luteranos, representam 30% da população e concentram-se ao norte. Aproximadamente 4% dos alemães são Muçulmanos e uma pequena porcentagem é formada por Judeus. Hoje em dia, a Alemanha possui a comunidade judaica que mais rapidamente cresce na Europa, e que é constituída em sua maioria por judeus de países do Leste Europeu, que começaram a se estabelecer nas grandes cidades da Alemanha, particularmente em Berlim."

Eles também mencionam possibilidades de outros roteiros de turismo religioso, além do relacionado à vida de Lutero: "As pessoas que visitam a Alemanha podem vivenciar as grandes religiões mundiais e aprender em primeira mão e em profundidade sobre suas origens históricas e tradições passadas e presente, em vários museus, memoriais e construções religiosas, além de locais de peregrinações, espalhados por todo o país".

São roteiros sugeridos, além de "Seguindo os passos de Martinho Lutero": "Alemanha para viajantes judeus"; "Peregrinações Católicas"; "Peregrinações na Baviera"; "Seguindo os passos do Papa Bento XVI".

Mais informações sobre os 500 anos:

Em português, você pode ler sobre os 500 anos da Reforma no site www.visitealemanha.com.

Em inglês, o www.germany-tourism.de também trata do mais especial dia da Reforma Protestante.

Outro texto interessante para leitura em inglês é de um blog de dicas: um artigo sobre as 100 melhores coisas (na concepção do autor) a se fazer na Alemanha. Entre as dicas, aconselha uma visita ao maior museu da Reforma do mundo, a Casa de Martinho Lutero.

Diz lá: "O local foi originalmente um mosteiro e, em seguida, virou uma universidade. Lutero e sua esposa ocuparam a casa por volta de 1515; Desde a morte de Lutero em 1546 tem sido usado como um hospital militar, um internato e um seminário protestante, tornando-se um património mundial da UNESCO em 1994."

Em alemão, há o www.luther2017.de.

Aproveite o Dia da Reforma Protestante para conhecer os caminhos da mudança espiritual que faz uma grande diferença na sua vida e na vida das pessoas. Boa Viagem!

Atualizada: Quarta, 18 Abril 2018 10:17