Turismo e Direitos Humanos: ações integradas para o carnaval

Ações do Ministério do Turismo e das áreas de Direitos Humanos dos governos federal e estaduais se integram no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para o período de carnaval, por exemplo, o Ministério do Turismo apoia as ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões. Programa como o "Turismo Sustentável e Infância" (TSI) buscam atingir este objetivo.

Programas de governo como o TSI buscam a prevenção da exploração sexual e o incentivo às denúncias pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos.

A média diária de denúncias cresce a cada ano, com centenas de atendimentos. Ao longo do tempo, o programa vem formando multiplicadores nas 27 unidades da federação. São pessoas que integram as comunidades e passam a atuar de forma incisiva pela prevenção da violência sexual.

Outra parceria exemplar foi com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Mais de 480 profissionais da cadeia turística foram capacitados para atuar na prevenção dos casos de exploração durante os grandes eventos que aconteceram no Brasil e posteriormente.

MTur e CET/UnB também coordenaram a campanha "Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes", que mobilizou empresários e entidades públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também em João Pessoa (PB). As ações se estenderam até a véspera do carnaval. Redes hoteleiras, como a Accor, aderiram ao projeto.

A campanha também avançou pela Internet. Perfis em várias redes sociais passam informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

Atualizada: Sábado, 28 Outubro 2017 12:00
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.