Para entender e ensinar melhor a Bíblia

Definição do Manual de Exegese Bíblica, que acaba de ser lançado pela Edições Vida Nova: “Uma exegese é um estudo analítico completo de uma passagem bíblica, feito de tal forma que se chega à sua interpretação útil”.

Em outro trecho: “A exegese deve incluir orientações para a aplicação da passagem estudada. A exegese é, claramente, um empreendimento teológico; e a teologia não aplicada à vida do povo de Deus é estéril”. E ainda: “A exegese é uma tarefa teológica, mas não mística. Existem certas regras básicas e padrões sobre como fazê-la, embora os resultados possam variar em aparência, uma vez que as próprias passagens bíblicas variam bastante entre si”.

O lançamento da Vida Nova, previsto para chegar à editora no final de fevereiro, busca atender a uma necessidade de “pregação e ensino baseados acurada e solidamente nas Escrituras”. São duas obras de dois grandes estudiosos, Gordon Fee e Douglas Stuart, sobre o importante tema da exegese bíblica do Antigo e do Novo Testamento, reunidas em uma só. Segundo os organizadores, “o livro foi escrito para a maioria dos estudantes de teologia e para pastores, baseado na convicção de que mesmo as pessoas mais inteligentes não podem compreender métodos e conceitos que não são, de algum modo, explicados para elas, e que não há vergonha alguma em buscar tais explicações, mesmo que a maioria dos professores de teologia não as ofereçam”.

Trata-se de “um guia passo a passo da exegese”, “simples, sem ser simplista, que explique não apenas os métodos, mas também seus objetivos”. Outra característica da edição brasileira que vai agradar o estudioso das Sagradas Escrituras é a bibliografia em português. Os editores explicam: “A obra original está repleta de sugestões, informações e orientações bibliográficas, quase tudo em inglês, com uma pequena parte em alemão. Não é segredo para ninguém que a literatura teológica e bíblica em inglês, para ficar só nessas categorias, é bem vasta.

O número de comentários bíblicos, por exemplo, é muito grande, representando linhas e tendências as mais diversas. Em português, por outro lado, estamos nos primeiros estágios da construção de uma biblioteca bíblico-teológica minimamente erudita. Com isso em mente, fizemos, então, o esforço de indicar em cada seção, junto com os títulos em inglês, o que temos à disposição em português e em alguns casos também em espanhol.”

Clique aqui e leia um trecho do livro.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:26

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.