Ensino de música na educação básica universaliza aprendizado de artes e estimula talentos

O aprendizado da música estará ao alcance de toda criança brasileira. O projeto que torna obrigatório o ensino musical na grade curricular da educação básica aguarda apenas a sanção do presidente para ser implantado.

O objetivo da mudança é garantir a formação multidisciplinar e estimular a descoberta de novos talentos. A educadora e música cristã Else Vergara explica que o aprendizado de linguagens artísticas desenvolve a criatividade e auxilia a alfabetização. Para ela, a incorporação de disciplinas de arte no currículo escolar é essencial para a formação cidadã dos alunos. Else é diretora e professora do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, além de ser cantora, arranjadora, regente, professora de canto e instrumentista.

Para ela, o trânsito entre educação e arte é necessário. “Todas as linguagens artísticas devem estar no currículo e na prática educacionais desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com ênfases diferentes”, defende. Com mais de vinte anos de experiência na formação musical, a educadora afirma que o aprendizado da música desenvolve habilidades como atenção, memória, auto-conhecimento e confiança. “Levar a um exercício de percepção mais sensível, é fazer de cada estudante um aprendiz mais eficiente”.

Além disso, Else salienta o desenvolvimento da criatividade como um dos maiores benefícios do aprendizado artístico. “É fundamental nos quesitos afetividade, inteligência e identidade. As capacidades de transformar, reler, interpretar, resumir, aumentar, transferir, especificar são exigidas de nós no estudo e no trabalho. A prática artística nos prepara para a vida, para a cidadania, tocar em grupo é aprender a ouvir a si mesmo, ouvir o outro, respeitar tempos e ritmos, é socialização”, completa ela.

Outro argumento usado pela educadora no ensino da música é que a educação deve ser realizada com alegria e prazer, através do lúdico. “Se a educação pretende ser fundamental ou básica, deve estimular o aluno em todas as áreas e possibilitar o encaminhamento, de acordo com seu potencial, seu talento, sua vontade para novas descobertas. A nossa obrigação é oferecer estímulos e experiências múltiplas”, conclui.

Atualizada: Terça, 29 Julho 2014 13:41

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.