grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

UNESCO: “A alfabetização é o melhor remédio"

O Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, sinaliza a importante relação entre a alfabetização e a saúde.

Este é o tema para o biênio 2007-2008 da Década das Nações Unidas para a Alfabetização. A UNESCO e seus parceiros enfatizam o quanto a alfabetização é significante para sociedades saudáveis. O tema do Dia Internacional da Alfabetização para o ano de 2008 é “A alfabetização é o melhor remédio”.

Um estudo realizado em 32 países mostra que as mulheres com educação secundária têm cinco vezes mais probabilidades de serem informadas sobre HIV e Aids que aquelas que são analfabetas. Outro exemplo de pesquisa nessa direção revela que a taxade mortalidade infantil é maior quando a mãe não sabe ler nem escrever. “Uma pessoa analfabeta é mais vulnerável a ter pouca saúde, e é menos provável que busque assistência médica para si mesma, sua família ou sua comunidade”, recorda o Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura. “A alfabetização é o melhor remédio para combater as ameaças à saúde porque tem a capacidade de promover uma melhor nutrição, uma melhor prevenção e tratamento das enfermidades”, acrescenta.

Dados da UNESCO sobre o analfabetismo

Aproximadamente 774 milhões de pessoas, ou seja, ao menos um de cada cinco adultos no mundo, não sabe ler nem escrever e 75 milhões de crianças estão excluídos do sistema escolar.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:24
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.