UNESCO: “A alfabetização é o melhor remédio"

O Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, sinaliza a importante relação entre a alfabetização e a saúde.

Este é o tema para o biênio 2007-2008 da Década das Nações Unidas para a Alfabetização. A UNESCO e seus parceiros enfatizam o quanto a alfabetização é significante para sociedades saudáveis. O tema do Dia Internacional da Alfabetização para o ano de 2008 é “A alfabetização é o melhor remédio”.

Um estudo realizado em 32 países mostra que as mulheres com educação secundária têm cinco vezes mais probabilidades de serem informadas sobre HIV e Aids que aquelas que são analfabetas. Outro exemplo de pesquisa nessa direção revela que a taxade mortalidade infantil é maior quando a mãe não sabe ler nem escrever. “Uma pessoa analfabeta é mais vulnerável a ter pouca saúde, e é menos provável que busque assistência médica para si mesma, sua família ou sua comunidade”, recorda o Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura. “A alfabetização é o melhor remédio para combater as ameaças à saúde porque tem a capacidade de promover uma melhor nutrição, uma melhor prevenção e tratamento das enfermidades”, acrescenta.

Dados da UNESCO sobre o analfabetismo

Aproximadamente 774 milhões de pessoas, ou seja, ao menos um de cada cinco adultos no mundo, não sabe ler nem escrever e 75 milhões de crianças estão excluídos do sistema escolar.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:24

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.