Educadores e membros de pastoral discutem objetivos do ensino religioso

Educadores cristãos e membros da Pastoral da Educação reúnem-se, nos dias 25 a 27 de julho, para refletir sobre os caminhos e metas do ensino religioso. “Educação em busca da vida em plenitude” é o tema central do 8º Congresso sobre Ensino Religioso e Pastoral da Educação, que ocorre na Casa de Retiros São José, em Sorocaba, São Paulo.

Além da reflexão, o evento tem por objetivo a capacitação de professores e agentes educacionais. O Congresso é motivado pelo entendimento de que a educação pode transformar e orientar porque transmite não apenas conhecimento, mas também valores e princípios essenciais à formação do indivíduo. Todos os palestrantes possuem experiência prática com ensino religioso e formação em pedagogia, licenciaturas ou áreas afins, como filosofia e teologia.

A abertura ocorre com palestra ministrada pelo padre Edísio Carvalho da Silva, com o tema “Motivações do 8º Congresso”. Outros palestrantes são Wilma Rosa Canonaco, professora e secretária geral da pastoral regional do ensino religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Gorgônio Alves, bispo de Itapetininga e presidente do sub-regional de Sorocaba da pastoral da educação; e Carlos Eduardo Xavier, filósofo, teólogo e pedagogo. O evento também conta com a participação de Dom Fernando Legal, responsável pela pastoral regional do ensino religioso da CNBB.

Também está prevista a palestra “Os desafios de ensinar a aprender”, ministrada pelo antropólogo e apresentador do programa “Motivação e Sucesso”, da Rede Vida, professor Luís Almeida Marins Filho, que encerrará o congresso. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15)3231-8294.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:07

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.