Marina é questionada sobre criacionismo nas escolas, aborto, voto “evangélico”, descriminalização da maconha e células-tronco no Roda Viva

Numa entrevista para um dos mais importantes programas da televisão brasileira, o Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 21/9, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teve um debate acalorado com os jornalistas sobre temas relacionados à sua espiritualidade evangélica. Debateu ensino de criacionismo nas escolas, aborto, conquista do voto “evangélico”, descriminalização da maconha e células-tronco. “Obscurantista” foi um dos termos usados para definir o conjunto de posições defendidas pela possível candidata à Presidência pelo Partido Verde (PV), num debate que esquentou em diversos momentos, com manifestações de irritação tanto por parte da entrevistada quanto de alguns entrevistadores. “O Estado é laico”, pregou uma jornalista. Marina concordou plenamente, mas acrescentou que ser laico não impede que pessoas de qualquer confissão de fé possam liderá-lo. Os Twitters Alexandre Saconi, Lucia Freitas e Davi Rocha, presentes ao estúdio, contaram como foi a entrevista. Dentre os detalhes que deram, leia alguns trechos (tweets) das perguntas e respostas relacionadas à fé cristã evangélica professada pela entrevistada. “Marina Silva é contra a descriminalização da maconha, pois não acredita que isto resolva o problema pura e simplesmente.”

“A senadora defende que seja ensinada a teoria do criacionismo e do evolucionismo para que as pessoas tenham liberdade de escolha.” “Marina Silva responde sobre questões ligadas à religião, como votos, aborto, a relação com a política e ensino do criacionismo.” "Há uma discussão, não necessariamente há necessidade de usar célula de embrião." “Muito boa a charge do Caruso com Gabeira defendendo a maconha e Marina dizendo “o que é isso companheiro?”” "Eu sou contrária a descriminalização da maconha", depois de Paulo Moreira Leite insistir na questão. “Lorival pergunta sobre descriminalização da maconha, cita Gabeira que defende; Marina lembra que FHC também defende.” “Eleonora pergunta de aborto: “as pessoas não buscam o aborto porque querem abortar, importante é que as pessoas tenham informações”. "Nunca defendi o criacionismo nas escolas, apenas acredito em Deus" - Marina Silva. Marina Silva fala alto com Paulo Moreira Leite e o papo fica bom aqui: “guerra santa no brasil não acontece”. "Onde alguém me viu defendendo o criacionismo na escola? Não disse isso.” – Marina. O clima esquentou. “Denise fala do voto do evangélico. Marina: "tem que ter cuidado de não tratar o eleitor de forma rotulada; o evangélico é cidadão." “Aborto sob a ótica de Marina Silva: tem que haver plebiscito sem polarização”. “Alívio total: alguém que não deseja q todo mundo pense igual. Marina é contra o aborto. debate tem que ser público e com cuidado”. “Joke? O jeito de Marina Silva me lembra uma freira, no melhor sentido.”

Outra informação interessante relacionada à entrevista é a apresentação de Marina Silva no site do programa Roda Viva destaca sua origem humilde e luta pelo meio ambiente: "Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e desde cedo trabalhou como lavradora. Em Rio Branco, trabalhou como doméstica, se alfabetizou pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado pelo governo federal em 1967, para alfabetização de adultos) e formou-se em história aos 26 anos. "Em 1988 Marina Silva elegeu-se vereadora de Rio Branco, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 90 foi deputada estadual e em 95 elegeu-se senadora, sendo reeleita em 2003. "Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente, onde ficou até maio do ano passado, quando deixou o cargo após atritos com outros integrantes do Governo. "No mês passado ela deixou o Partido dos Trabalhadores, onde permaneceu por quase 30 anos para se filiar ao PV. "Marina Silva é uma ambientalista premiada e reconhecida pela Organização das Nações Unidas.” O Roda Viva é transmitido às segundas-feiras, ao vivo pela Internet às 18h30 e às 22h10 pela TV aberta, sem edição. Atualização em 22/9/09, às 09h59min: Veja aqui os melhores momentos da entrevista com a senadora Marina Silva.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 19:45

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.