Apoie campanhas de doação para evitar falta de sangue em hospitais durante o Carnaval

Com o objetivo de manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, o Hemorio, que é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, lançou, em 26/01, a campanha “Vista a fantasia da solidariedade”. Durante a campanha, o órgão espera conseguir um estoque extra de 1.000 bolsas de sangue para atender às possíveis demandas crescentes destes dias. A necessidade de apoiar campanhas como esta, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, vem do fato de que, nesta época, o número de doadores cai à metade e o número de acidentes nas estradas aumenta consideravelmente, sobrecarregando as emergências dos hospitais. Os hemocentros abastecem com sangue e derivados as unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. O Hemorio abastece cerca de 200. O Hemorio coleta uma média de 300 bolsas de sangue por dia, apesar da capacidade de atender o dobro de voluntários. Cerca de 1,8% da população doa sangue regularmente, o que ainda é muito baixo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, seriam necessários que 5% da população adotasse a prática. No Rio de Janeiro, os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada. O HEMORIO, que fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro, funciona todos os dias das 7 às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados (funcionará normalmente durante todos os dias de Carnaval). Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.
Atualizada: Sexta, 01 Outubro 2010 10:35

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.