Encíclica social é texto que deve ser lido por inteiro

A costumeira e ampla divulgação pela mídia das declarações dos líderes católicos é um fato. Com as encíclicas não é diferente, causando sempre grande impacto. Mas esse aparente favorecimento a uma religião não diminui a força do mais recente documento divulgado pelo Vaticano, a Encíclica Caritas in veritate, que “teve e continua tendo grande repercussão no mundo”.

Segundo religiosos, destaca-se a “profundidade da análise antropológica e teológica, a variedade e a atualidade dos temas”. Um bom resumo do texto foi feito num Editorial Octava Dias de Pe. Federico Lombardi (CM): “Os comentaristas afirmam que – apesar da crise que atravessamos – a encíclica oferece uma mensagem de esperança: a humanidade tem a missão e os meios para transformar o mundo e fazer progredir a justiça e o amor nos relacionamentos humanos e nos campos social e econômico. Mas, se o desenvolvimento deve estar a serviço do homem e de todos os homens, não podemos nos eximir de uma questão ainda mais profunda: a que homem deve servir? Neste ponto – que é uma das originalidades da encíclica – o horizonte se estende e abrange temas ainda não tocados nas precedentes encíclicas sociais: a defesa da vida, a visão da sexualidade e da família.” Mas vale mesmo é a leitura integral do texto.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:39

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.