Leonardo Boff critica encíclica de Bento XVI em agência de notícias italiana

Numa entrevista para a agência de notícias ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata), o teólogo Leonardo Boff afirmou que “o papa Bento XVI deveria ler Karl Marx, já que sua última encíclica, em que aborda os efeitos da crise mundial, é um documento que concorda com os fundamentos da ordem econômica vigente”.

O precursor da Teologia da Libertação fez o comentário após leitura da encíclica "Caritas in Veritate". Para Boff, o ponto de vista da "Caritas in Veritate" é que "o sistema mundial se apresenta fundamentalmente correto. O que existe são disfunções e não contradições". Isto, segundo ele, é a mesma tese do G20 (grupo formado pelos países mais ricos do mundo e os emergentes): "retificações e não mudanças, melhorias e não troca de paradigma, reformas e não libertações". Segundo o teólogo, "a crise que atinge a humanidade e que comporta ameaças severas a todo sistema da vida demandaria um texto profético, carregado de urgência. Mas não é isso que recebemos, senão uma longa e detalhada reflexão sobre a maioria dos problemas atuais que vão da crise econômica ao turismo, da biotecnologia à crise ambiental". Leia a íntegra das críticas de Leonardo Boff na página da ANSA.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:40

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.