Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Data para chamar a atenção de toda a sociedade para a urgência da ampliação da cidadania e dos direitos de 25 milhões de brasileiras e brasileiros com algum tipo de deficiência. Veja a seguir o filme da campanha nacional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência feito pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 2005. A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições para 24,5 milhões de brasileiros. A Campanha da SEDH é um dos instrumentos utilizados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) para mobilizar e conscientizar a sociedade, estimulando uma ação pró-ativa para a construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite igualdade de oportunidades, respeitando os direitos da pessoa com deficiência, em cumprimento aos dispositivos da Convenção Alguns eventos relacionados à data: No Rio de Janeiro, no domingo (18), aconteceu a Caminhada da Acessibilidade, organizada pela entidade Espaço Novo Ser e pelo Movimento Superação. Em Campinas, 21, é a abertura da Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em São Bernardo, no mesmo dia, ato coletivo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade, iniciativa do Conade em parceria com a Corde. Prefeituras, CUT, sindicatos, universidades, empresas e diversas entidades da região do ABC paulista assinam, em cerimônia no teatro Cacilda Becker, o termo de compromisso para promover a inclusão das pessoas com deficiência, com a eliminação de barreiras tanto arquitetônicas e físicas, como também culturais e comportamentais.

Atualizada: Domingo, 20 Julho 2014 22:37

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.