Foto sensibiliza contra opressão e exalta coragem para viver na adversidade

Um concurso de fotografias do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o "UNICEF-Photo of the Year” realizado em Berlim em dezembro, elegeu como foto do ano o trabalho do jovem fotógrafo belga Smeets Alice que exalta a força interior de uma menina da maior favela da capital do Haiti, Porto Príncipe, que, embora viva num ambiente de sujeira e lixo, está usando um vestido branco limpo com fitas no cabelo, enquanto caminha descalça pela lama. "A foto vencedora, "Sobrevivendo no Haiti", mostra-nos a coragem e a energia de uma menina que está crescendo face a face com a adversidade. Crianças com esse tipo de pano de fundo de pobreza em sua história geralmente demontram grande força", diz uma das organizadoras do evento, Eva Luise Köhler, que complementou: "A foto do ano do UNICEF é um fundamento para acolher e apoiar estas crianças". Concorreram este ano 1.450 fotografias de 128 fotógrafos de 31 países. A foto que obteve a segunda colocação foi sobre o terremoto na China e a terceira colocada sobre os efeitos colaterais dos conflitos no Afeganistão. Quem quiser ver estas fotos premiadas e outras 11 menções honrosas deste ano, além de fotos de concursos anteriores, desde 2000, pode fazê-lo aqui.

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.