Design gráfico e ministério cristão

A importância do design na comunicação do evangelho Como é possível comunicar visualmente valores cristãos A importância do design na comunicação do evangelho

A evolução do design gráfico e da capacidade de comunicação visual entre as igrejas e outras organizações evangélicas já se percebe há tempos. Hoje, a preocupação é se tal tendência ao bom e desejado profissionalismo não vai abafar o também necessário sentido de missão de tudo aquilo que é produzido por seguidores de Jesus.

Ou seja, o que é mais importante, forma ou conteúdo? Qual a função da atenção com o visual e a estética na comunicação das boas novas de salvação em Cristo? Veja a opinião de especialista.

Como é possível comunicar visualmente valores cristãos?

Para o designer e artista gráfico, Rogério Oliveira, diretor da OliverArteLucas, "os valores cristãos não são subjetivos. Sendo assim, expressar visualmente aquilo que o Cristianismo preza não é uma tarefa impossível. É claro que, em alguns momentos, é necessário usar a criatividade para transmitir ideias e valores, mas traduzir visualmente alguns conceitos é algo viável".

Rogério lembra o fato de que "lidamos com um público que é diverso e que abrange diversos estilos - desde aqueles que gostam de street art aos mais clássicos".

E adverte: "Entender quem quer comunicar e o público que se quer atingir é essencial".


Qual a importância do design na comunicação do evangelho?

Segundo nosso especialista, Rogério, "a mensagem do Evangelho é a mais importante que poderia existir, mas concorre com outras diversas mensagens e vozes que tentam capturar a atenção das pessoas".

O entrevistado acrescenta uma dica especial para aqueles que buscam alcançar um público de pessoas que estão fora da igreja: "É claro que a qualidade do que é apresentado é de suma importância.

A embalagem não é mais importante que o conteúdo, mas é muitas vezes o que mais chama a sua atenção".

Qual a relação do design com ministério cristão?

Diz Rogério Oliveira: "Hoje em dia, igrejas e ministérios paraeclesiásticos estão cada vez mais buscando inspiração no que há de mais moderno da linguagem do design. Algumas igrejas têm equipes de ministério e departamento de comunicação, com a participação de voluntários com formação e experiência profissional na área, e isso tem elevado a qualidade do que é produzido. Além disso, há aquelas que contratam agências para atender suas necessidades. Novamente, é a questão de qual a melhor embalagem a ser utilizada. Ela nunca será mais importante do que o conteúdo, mas é ela que desperta o interesse. Especialmente em ministérios que têm algum acesso ao público secular, o design é importante para despertar o interesse na mensagem que levamos".

oliver rogerio design evangelho igreja

Assim, aprendemos com um mestre do design gráfico evangélico, o Rogério Oliveira, que:

  • Design é fundamental para uma boa comunicação da mensagem cristã.
  • Na comunicação da mensagem cristã, forma não é mais importante do que o conteúdo, mas é fundamental para ganhar a atenção nestes dias tão cheios de distrações.
  • Precisamos conhecer bem o estilo visual de quem comunica e do público que vai receber a comunicação para ser bem-sucedido e ter mais atenção e retorno com a mensagem que enviarmos.

Como aprender mais

E para aqueles que desejam maior aperfeiçoamento na área, a dica é uma visita a eventos como a Bienal Brasileira de Design Gráfico, feiras da indústria gráfica, fotográfica e estudar muita arte. Eventos e cursos que sejam espaço para a reflexão e desenvolvimento, teoria e prática, onde designers gráficos estejam envolvidos com soluções em comunicação de problemas desafiantes de comunicação.

Atualizada: Quarta, 13 Junho 2018 13:09

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.