Vida cristã autêntica em meio à árdua rotina do médico

O artigo devocional do dia 18 de outubro (Dia do Médico no Brasil) na página da associação de médicos cristãos do Reino Unido ("Christian Medical Fellowship", sediada em Londres) tinha o objetivo de manter a vitalidade cristã na vida do médico recém-formado. Segundo o texto, "os primeiros dias após a sua qualificação são muito ocupados e o jovem médico, muitas vezes, carece de sono e fica exausto. Também pode ser um momento de separação dos amigos, família e fontes normais de renovação espiritual". O texto bíblico mencionado foi "É por graça que fostes salvos, mediante a fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8. Leia trechos do artigo de Edward Mote que também é parte do livro de leituras devocionais diárias para o ano todo "The Doctor's Life Support".

"São 3 horas da manhã e o seu bip tocou pela segunda vez na última meia hora. Você quase chora de frustração, cansaço e tristeza. O corpo humano não é feito para lidar com a situação de um médico de plantão num hospital. Você vai, mecanicamente, realizar a tarefa necessária, desejando ir para sua cama e dormir. E se pergunta como vai sobreviver - como pessoa, como membro de uma família, e como cristão.

 

"Em momentos assim, precisamos deixar que a palavra viva e poderosa de Deus fale ao nosso coração. Nossa salvação não depende nem uma fração de 1% de nós mesmos. É totalmente, 100%, obra de Deus. Planejada na eternidade pelo Pai, realizada totalmente na cruz pelo Filho, que, como nosso representante e substituto, morreu levando o castigo justo pelos nossos pecados. E mais: é aplicada aos nossos corações pelo Espírito Santo. Até mesmo a fé que exercemos é dom de Deus, não podemos produzi-la por nós mesmos.

 

"Assim, quando nossa sobrevivência espiritual parece em jogo, porque estamos cansados demais para orar, demasiadamente ocupados para estudar as Escrituras, muito preso à rotina do hospital e, assim, sem tempo de participar das reuniões da igreja e da adoração, é bom lembrar que somos salvos pela graça. Interrupções temporárias na nossa cooperação na obra santificadora de Deus não faz diferença para a nossa justificação. Deus entende a nossa fadiga e frustração, e diz: "A minha graça te basta" (2 Coríntios 12:9). Então, no meio do cansaço físico e mental, vamos descansar nele, porque sua promessas nunca falham".

 

Como leitura complementar, Mote sugere dois textos do Novo Testamento: Efésios 2:1-10 e Romanos 3:21-31.

 

Leia mais devocionais para médicos, no site da Christian Medical Fellowship (em inglês).

 

Atualizada: Terça, 04 Outubro 2011 16:59

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.