Darwin, genética e frei em vestibular da USP

Darwin e a origem das espécies, engenharia genética e história da América segundo um frei. Estes foram alguns dos temas das 50 questões da prova de conhecimentos gerais do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo), divulgada hoje com gabarito pela Fuvest.

A avaliação aconteceu neste domingo (24/10) e dá bônus de até 3% na nota do vestibular da instituição para alunos das escolas públicas. Eram 9.717 inscritos, mas apenas 63% compareceram. No ano passado, inscreveram-se 12.821 estudantes e 5.339 compareceram ao exame. A questão histórica mencionada teve o seguinte enunciado:

"Ao abordar, em 1542, o modo pelo qual os espanhóis conquistaram a América, o frei Bartolomé de Las Casas escreveu: "A causa pela qual os espanhóis destruíram tal infinidade de almas foi unicamente não terem outra finalidade última senão o ouro, para enriquecer em pouco tempo, subindo de um salto a posições que absolutamente não convinham a suas pessoas; enfim, não foi senão sua avareza que causou a perda desses povos indígenas, que por serem tão dóceis e tão benignos foram tão fáceis de subjugar; e quando os índios acreditaram encontrar algum acolhimento favorável entre esses bárbaros, viram-se tratados pior que animais e como se fossem menos ainda que o excremento das ruas; e assim morreram, sem Fé nem Sacramentos, tantos milhões de pessoas." (Brevíssimo relato da destruição das Índias Ocidentais. Porto Alegre: LP & M, 1984)

E a questão e as opções apresentadas foram: "É correto afirmar que, no documento acima, o autor critica (a) a subversão social e religiosa provocada com o ouro conseguido pelos conquistadores. (b) a presença dos missionários espanhóis na América. (c) o fato de os índios, bárbaros que eram, terem morrido sem serem catequizados. (d) a resistência armada dos indígenas à invasão espanhola. (e) a falta de mão de obra para a exploração colonial espanhola".

Pegue abaixo a prova e o gabarito e relembre este e outros tópicos importantes de conhecimentos gerais.

A resposta certa da questão citada é a letra a.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:00

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.