Missionário católico ganha Nobel Alternativo por trabalho com índios na Amazônia

O bispo católico Erwin Kräutler, nacido na Áustria, foi uma das quatro pessoas a receber do Parlamento Sueco o Prêmio “Right Livelihood Award” que é considerado uma espécie de “Nobel alternativo”.

Kräutler é bispo da região do Xingú, supervisor da diocese com a maior área territorial no Brasil, abrangendo aproximadamente 367.780 kilômetros quadrados, grande parte de selva. Segundo os organizadores, o motivo da premiação é "por uma vida inteira de trabalho em favor dos direitos humanos e ambientais dos povos indígenas e por seus incansáveis esforços para salvar a selva amazônica da destruição".

Ao receber o Prêmio, na segunda-feira, 6/12, declarou: "Recebo também em nome das dezenas de pessoas que deram suas vidas, cujo sangue foi derramado ao serem brutalmente assassinadas por se oporem à destruição sistemática da Amazônia”, numa referência, entre outras, à religiosa Dorothy Stang, morta em 2005.

Ao ouvir as palavras do bispo, o diretor da ONG Survival International, Stephen Corry, declarou que Kräutler põe constantemente sua vida em perigo, na defesa dos indígenas brasileiros. E complementou: "as igrejas também necessitam de mais pessoas como ele, para perpetuar a tradição de trabalhar pelos oprimidos".

Atualizada: Sábado, 30 Agosto 2014 11:04

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.