DVDs exploram temas fundamentais do Antigo Testamento

Pentateuco, Mitos, Êxodo, As leis e Os dez mandamentos. Estes são os cinco títulos que compõem a série Desvelando os Enigmas da Bíblia, lançamento da editora Paulus em parceria com a Nato – 4Motion. A coleção foi elaborada com o objetivo de ser um subsídio para catequistas, agentes pastorais, lideranças religiosas e pessoas que desejam aprofundar-se nos estudos da história bíblica. O organizador da obra, Rafael Rodrigues Silva, graduado em Filosofia, com mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Comunicação e Semiótica e livre-docência em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, comenta: “Pensamos em atingir tanto as pessoas que atuam nas comunidades eclesiais de fé e que, de certa maneira, lidam com a leitura da Bíblia quanto agentes especializados, como estudantes de teologia, seminaristas e aqueles que utilizam o material como ferramenta nos seus trabalhos de evangelização e formação teológica e cristã de suas comunidades”.

No primeiro vídeo, “Pentateuco”, Rafael Silva fala sobre o conjunto de narrativas que trata da história do povo desde os grupos patriarcais até a caminhada rumo à terra prometida, destacando que, neste conjunto, é possível encontrar os textos a respeito da criação da humanidade como uma forma de interpretar a realidade. Já no DVD “Mitos”, o telespectador encontrará as narrativas das origens, que são as que, normalmente, mais geram questionamentos e interpretações.

 

Em “Êxodo”, terceiro vídeo da coleção, o especialista discute sobre o livro que, segundo ele, tem dois objetivos: fazer memória dos nomes de mulheres e homens que resistiram aos propósitos do faraó do Egito e narrar a ação de Deus para libertar o povo daquele país. “Neste livro está condensada a história de vários grupos que produziram seus êxodos diante da dominação egípcia e da crise do domínio dos faraós. A grande saída desse grupo de hebreus é buscar a sobrevivência distante do poderio dos reis”, complementa o autor.

 

No quarto vídeo, “As leis”, é feita uma análise dos três códigos de leis, elaborados em diferentes momentos do povo de Israel: O Código da Aliança; o Código Deuteronômico e o Código Levítico, nos quais é possível encontrar leis antiquíssimas que marcaram a história e fundamentam a justiça de hoje. E, por fim, em “Os dez mandamentos”, último volume da série, o autor fala das leis que defendem a vida: “Não matarás”, explicando que, ao redor desta, há outras leis que visam a combater os abusos de poder e o uso da religião.

 

De acordo com Rafael, muitos grupos já produzem materiais e reflexões nas suas comunidades e estes vídeos auxiliam este trabalho. “O intuito desta coleção não é interferir na fé das pessoas, mas apontar possibilidades e perspectivas de um crescimento no compromisso de construção de um mundo e sociedade mais justo, solidário e humano. Sinto-me feliz em contribuir e estar a serviço do crescimento de fé de muitas pessoas que buscam viver o Evangelho”, afirma.

 

Desvelando os Enigmas da Bíblia conta com belíssimas imagens e excelente edição, consolidando-se como um verdadeiro guia de reflexão bíblico-teológica em sala de aula e também para a formação eclesial e religiosa desenvolvida nas mais variadas comunidades e grupos pastorais, sempre enfatizando a proposta de uma leitura da Bíblia de acordo com a vida e a realidade das pessoas.

 

Fonte: Paulus

Atualizada: Terça, 04 Outubro 2011 18:24

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.