Estratégias de incentivo à leitura bíblica: bibliotecas, caixas-estante, atividades e dinâmicas

Quem lê a Bíblia com entendimento está mais preparado para a vida Quem lê a Bíblia com entendimento está mais preparado para a vida

Muitos líderes cristãos, especialmente os evangélicos, sabem que a qualidade da vida de seus liderados está diretamente relacionada ao seu nível de relacionamento com Deus em oração e leitura da Bíblia.

Dentre suas preocupações, estão como pais podem levar seus filhos a terem o hábito de leitura da Palavra de Deus, como incentivar os jovens e adolescentes a ler a Bíblia, que atividades são mais eficazes para incentivar a leitura

Com crianças e adolescentes, é muito bom usar recursos visuais, dinâmicas e brincadeiras, competições leves e muita abertura para que eles falem do que aprenderam e do que tiveram dúvidas.

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra. E luz para os meus caminhos."

Os jovens e adultos precisam também deste lado lúdico, mas, no conteúdo, exigem mais profundidade e respostas para seus problemas imediatos.

Deve-se começar por aí. O que mais precisam? Como a Bíblia responde a estas suas necessidades específicas.

Mas é importante que tudo seja feito de forma que, no final, eles concluam por sua própria conta que a Bíblia tem as respostas. Ou seja, o líder conduz, mas no final eles acham que conseguiram encontrar por eles próprios, e isto os motiva ainda mais a continuar buscando o "alimento" da Palavra de Deus.

Exemplos

O livro "52 maneiras de incentivar a leitura da Bíblia" tem boas ideias, principalmente para fazer com crianças, e vale dar uma conferida. Veja uma amostra, em pdf,

Em 2010, no mês de dezembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) fez a entrega de uma caixa-estante com exemplares bíblicos para a Associação Cristã Casa da Criança, em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, houve também a capacitação dos agentes de leitura que passariam a cuidar da manutenção, organização e uso do acervo doado. A iniciativa fez parte do programa A Bíblia e a Cultura.

Escolas e outras instituições ligadas à educação oferecem salas de leitura a seus usuários e governos costumam manter e capacitar agentes especializados em incentivar a ler livros em geral. Com eles podemos aprender muitos macetes e táticas para o objetivo específico do maior acesso às Escrituras Sagradas.

Como fazer

  • Uma campanha de incentivo à leitura bíblica precisa ser conduzida com muita seriedade, compromisso, organização e sabedoria.
  • Também é importante considerar a possibilidade de extender as atividades para fora dos templos, indo de casa em casa, realizando integração social e disseminando a ideia de que ler a Bíblia além dos benefícios que traz, também é um prazer e uma alegria. O ato de levar a Bíblia e realizar ações de fomento à leitura para dentro das casas das pessoas pode ter efeitos positivos inimagináveis, pela ação do Espírito Santo de Deus na mente e no coração das pessoas e também pelo sentimento e maior abertura das pessoas que ali residem.
  • Tudo deve estar incluído num programa mais completo e estruturado, com objetivos amplos, gerais e específicos.
  • Deve ser notado pela população dos bairros/comunidades ao redor da igreja, precisa de divulgação que alcance mesmo os lugares remotos onde vivem as pessoas, atendendo famílias com a disponibilização de várias versões e traduções da Bíblia, edições comentadas, livros que ajudem a entender o contexto histórico, geográfico e cultural do texto bíblico, além de Bíblias de Estudo.
  • Os agentes ou professores que atuam na ponta do programa, promovendo a leitura, incentivando a frequência na atividade, deverão ser mediadores, facilitadores de um crescimento que as pessoas vão atingir por seus próprios esforços e disciplina.
  • Um acompanhamento de tudo precisa ser feito através de relatórios semanais elaborados pelos agentes e professores, e enviados aos pastores e coordenadores/supervisores do programa, para serem avaliados, festejados e melhorados em reuniões de todos os líderes e articuladores do projeto de Leitura da Bíblia.
  • O fortalecimento as bibliotecas das igrejas e o convite a pessoas da comunidade para poder usar este recurso é indispensável. Também não se pode esquecer da importância do exemplo. Como alguém que não lê e conhece bem a Bíblia pode incentivar outros à leitura bíblica? Coordenadores devem estar atentos à formação dos agentes articuladores da ponta para que estes também sejam incentivados e treinados a ler com proveito a Palavra de Deus.
  • Compartilhar o aprendizado operacional de uma campanha de incentivo à leitura bíblica pode ter efeitos extraordinários, já que outras igrejas podem repetir o método e muito mais vidas serão abençoadas. Os líderes do projeto podem contribuir para que a ideia se expanda em dimensão nacional e até internacional, com diversas instituições usando as mesmas estratégias e promovendo ações semelhantes para incentiva pessoas à leitura da Palavra do Senhor. Isso pode ser feito através de conversas com outros pastores e líderes, pessoalmente ou nas redes sociais, palestras e vídeos, websites, blogs, grupos e fóruns na internet etc.
  • Todos os envolvidos num trabalho de incentivo da leitura da Bíblia precisam estar conscientes da importância vital do que estão fazendo e do grande papel que estão a desempenhar, com muitos benefícios para a vida de indivíduos, das famílias, da própria igreja e para a influência do cristão mais preparado na vizinhança e também na sociedade em geral.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." - Salmos 119:105.

Atualizada: Sexta, 18 Mai 2018 10:13

Pin It

Se você gostou do que leu, queria sugerir três coisas:

1) Se quer que outros também sejam abençoados como você foi, compartilhe o link de acesso a este artigo nas suas redes de whatsapp, Facebook, Instagram etc... O link para que outros também leiam o que você leu e gostou está na barra de URL do seu navegador. Ou use um de nossos links de compartilhamento nesta página.

2) Se quiser acrescentar algo, elogiar, criticar ou tirar uma dúvida, deixe aqui no espaço para os comentários desta página mesmo. Ou entre em contato conosco.

3) Se quiser nos ajudar a continuar, uma das coisas que você pode fazer é visitar também um site de algum de nossos parceiros. Para isso, basta entrar lá através de nossas indicações nesta página, isto se você tiver algum interesse no que está sendo oferecido.

Seu apoio é de vital importância. E saiba que o que você fizer nos ajudará muito a manter esta obra funcionando.